A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou nesta quarta-feira (6/1), no auditório da regional, reunião técnica com os 35 municípios que compõe a sua região de saúde. O objetivo foi fornecer e discutir as diretrizes unificadas a serem seguidas para o combate do vetor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. O encontro contou com a presença de gestores de saúde, coordenadores de epidemiologia e combate a endemias, e da atenção primária.
Crédito: Flávio Samuel
A Reunião foi coordenada pelo Comitê Técnico Permanente de enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zica Vírus da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano e pelos Núcleos de Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde e Atenção Primária. O Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, que está à frente do Comitê Técnico Permanente da Regional, ressaltou a importância da mobilização da população por parte dos municípios, para que a campanha cresça e, com isso, culmine na eliminação dos focos do mosquito na região. “A nossa única saída é a eliminação maciça dos focos do Aedes. Essa é a grande estratégia, que parece simples e fácil, e na verdade é. No entanto, a população tem que encabeçar a campanha dos 10 minutos contra a dengue e entender que aproximadamente 80% dos focos são residenciais. Nós temos uma missão, vencer o Aedes aegypti.”, frisou Wagner.

Durante o encontro, a referência técnica em febres hemorrágicas, Madalena Rodrigues, apresentou a situação da dengue em Minas Gerais e na Região Metropolitana do Vale do Aço, dando ênfase à necessidade que alguns municípios têm em melhorarem as suas notificações no SINAN e em diferenciar os sintomas das doenças causas pelo Aedes. Os membros do Comitê Técnico Permanente também contribuíram com as discussões, apresentando detalhadamente as novas diretrizes do plano nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti aos municípios. Entre eles, estiveram presentes: Ana Maria Rosado, coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Joel Caldas, referência técnica em Vigilância Epidemiológica e Fabiano dos Anjos, referência técnica em Atenção Primaria à Saúde.

Por Flávio Samuel