Nesta terça-feira (05/01), o Comitê Regional de Regional de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, realizou um encontro com gestores de saúde, coordenadores de epidemiologia, atenção primária e guarda chefes de endemias, com o objetivo de discutir a situação da dengue na região, bem como sensibilizar o público presente para traçar ações no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O superintendente da SRS Alfenas Laércio Cintra fez a abertura do evento enfatizando aos presentes sobre a importância da organização dos serviços de saúde para o enfrentamento desta epidemia.

Maria Eunice César Siqueira, coordenadora de epidemiologia, apresentou o quadro da situação da dengue no estado e também na região, reforçando a necessidade de alguns municípios se organizarem para enfrentar a situação. Entre as necessidades imediatas, a coordenadora disse que efetivar parcerias e envolver outros seguimentos da sociedade será uma forma de diminuir o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito vetor, mobilizando para que todos façam parte das ações de combate.

“Para alcançar a meta na prevenção Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Atenção Primária dos municípios deverá trabalhar em conjunto com a Epidemiologia”, afirmou Magda Araújo, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária, explicando que as ações de prevenção e assistência em casos de dengue, são realizadas por esse setor. “Como as atividades de prevenção fazem parte da rotina diária do agente comunitário de saúde, acredito que se contarmos com o trabalho deles, poderemos reduzir o número de criadouros nos domicílios, e também contribuir com a mudança de hábitos da população, no sentido de cuidar melhor de suas casas, evitando a proliferação do Aedes aegypti, finalizou a coordenadora.

Por Marivalda Cezário Santos Tobias