Nos dias 4 e 5 de janeiro, a Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas realizou duas reuniões para discutir soluções para o enfrentamento ao Aedes aegypti – vetor da Dengue, Chikungunya e Zica-V.

Crédito: Guilherme Camargos

No primeiro dia de reunião foi realizado o encontro do Comitê Regional de Enfrentamento a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. Na ocasião, participaram autoridades de diversos órgãos regionais e da cidade que se mobilizaram para o enfrentamento destas doenças, entre eles, o Promotor de Justiça Dr. Jaques Souto Ferreira e o Comandante Interino da 10º Região da Polícia Militar Tenente Coronel Jarbas.

No segundo dia do encontro que ocorreu na última terça-feira, 5 de janeiro, participaram Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde, Coordenadores de Epidemiologia e da Atenção Primária dos 21 municípios jurisdicionados à SRS Patos de Minas. Na ocasião foram apresentadas propostas de trabalho e de enfrentamento referente às três doenças.

Noemi Romero Augusto de Magalhães Portillo, Coordenadora do Núcleo de Gestão Regional da Superintendência Regional de saúde de Patos de Minas, ressaltou a importância do enfrentamento ao mosquito como a única forma de erradicar as doenças no Brasil.

O Prefeito de João Pinheiro, Carlos Gonçalves da Silva, frisou a importância da mobilização em torno dessa causa “a situação que estamos enfrentando atualmente no país é preocupante. Por esse móvito, reuniões como essas são fundamentais para nortearmos um caminho estratégico em nossos municípios, prevenindo uma situação ainda mais preocupante futuramente”, afirmou.

Por Guilherme Camargos