Na última quinta-feira (10/12), aconteceu no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, o lançamento regional da Campanha “Dez Minutos contra a Dengue”. Na ocasião, foi realizada uma reunião ampliada do Comitê Técnico Regional para controle da dengue. Estiveram presentes no lançamento da campanha prefeitos, secretários de saúde e coordenadores de vigilância em saúde representando 37 munícipios da jurisdição da SRS.

Crédito: Adriana Mendes

Oleg Abramov, Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, realçou que os planos de contingência já foram entregues e que o momento é de intensificar as ações de campo e de mobilização social. “A responsabilidade de combater o mosquito vetor não é exclusivamente dos profissionais da área de saúde, mas de todos os agentes públicos, das comunidades, famílias e indivíduos”, afirmou.

A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador – NUVEAST/SRS, Maria das Graças Honório Amado, ressaltou a importância da criação dos Comitês Técnicos de Mobilização Social. Em seguida, o médico do NUVEAST/SRS, Dr. Paulo Tavares Frederico, informou sobre a situação atual de Juiz de Fora e região em relação a incidência do mosquito.

O Agente de Saúde Pública e Referência Técnica do NUVEAST/SRS, Sérgio Luiz de Almeida, explicou que os agentes de saúde, além de mobilizar a população para encontrar os possíveis focos do mosquito, instruem a maneira de acabar com esses focos e evitar a formação de novos criadouros.

Para outras informações sobre o enfrenatmento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, acesse o site: www.saude.mg.gov.br/dengue

Por Adriana Mendes