Como vem acontecendo mês a mês, a rede estadual de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) progride continuamente, com os esforços e os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Central, os Núcleos Regionais e os municipais. Somente no mês de novembro de 2015 foram contabilizadas 202 ações de mobilização, realizadas pelos Núcleos Municipais, sendo 192 referentes ao Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue e 10 ações referentes ao Programa Viva Vida. 

Um processo de mobilização social para controle da dengue, em um determinado município, deve abranger todos os segmentos da sociedade. Para isso, é necessário mobilizar cada público, para que ele se reconheça como parte fundamental na prevenção da doença.  

Crédito: Divulgação SMS / Varzelândia

Foi o que aconteceu, por exemplo, no dia 24 de novembro último, na Creche Anexo Clery Forjaz Loureiro, no bairro Santana, no município de Varginha, para um público de 145 crianças, com idade de quatro e cinco anos.
O Núcleo de mobilização social da Secretaria Municipal de Saúde local, em parceria com Setor de Meio Ambiente, Setor de Combate a Dengue/Coordenação de zoonoses, Secretaria Municipal de Educação, Direção da Escola e Setor de Imprensa, promoveu a apresentação de um teatro de fantoches, com o tema: a água, meio ambiente e dengue, encenado pela personagem “mariágua”, idealizada por Claudenice Aparecida Martins, referência em mobilização social do município de Varginha. 

Bonecos artesanais, texto simples e linguagem cotidiana compartilharam, de forma lúdica, a importância da participação de todos na prevenção da dengue. Esse tipo de ação ratifica que, um processo de mobilização social, em prol de uma causa como a necessidade de prevenção da dengue, se consolida assim; com pequenos e direcionados passos para grandes resultados.  

Crédito: Divulgação SMS / Varginha

Segundo Claudenice, a ação foi bastante positiva, pois além de mobilizar as crianças para hábitos adequados para evitar a transmissão da doença, houve muita interação das crianças com as personagens, o que incentiva a continuidade dos trabalhos. “Verificamos uma boa resposta por parte das crianças e também dos educadores, que se animaram e aprenderam com a apresentação do teatro, demonstrando bastante interesse em ouvir as orientações e multiplicá-las, colaborando com a nossa iniciativa”, avaliou Claudenice. 

Outra ação de novembro que destacamos foi a “Roda de Conversa” com gestantes, realizada em 12/11 pelo Núcleo de Mobilização Social de Varzelândia, município que pertence à Regional de Saúde de Januária. Profissionais de Saúde como enfermeiras, dentistas, assistentes sociais e psicólogas, integrantes da Estratégia de Saúde da Família – ESF Fé na Vida – estiveram no encontro para orientar sobre alimentação saudável, cuidados com os recém-nascidos e direitos que a mulher possui durante e após a gestação, além propiciar esclarecimentos sobre duvidas das participantes. A mobilização aqui referida contempla outra causa pela qual a nossa rede estadual milita: a redução da mortalidade materna e infantil.
Também em novembro foram identificados 06 novos Núcleos Municipais de Mobilização. Os municípios de Divino das Laranjeiras, Goiabeira, José Raydan (Regional de Governador Valadares), São Romão (Regional de Januária), Andrelândia e Belmiro Braga (Regional de Juiz de Fora) passaram a relatar ações específicas para sensibilizar a sociedade em questões relativas ao combate à dengue e para a redução da mortalidade materna e infantil.  

Atualmente, contamos com 628 Núcleos Municipais de Mobilização Social identificados.

 

Por Ana Rita Fernandes