Nanuque, município com aproximadamente 42 mil habitantes e que faz fronteira com o Sul da Bahia e o Norte do Espírito Santo, realizou nesta quinta-feira (26/11/15), no salão paroquial, a reunião para Implantação do Núcleo Municipal de Mobilização Social. O encontro contou com a participação de vários seguimentos da sociedade civil que debateram a criação do núcleo, onde serão desenvolvidas estratégias de combate à dengue no município. A implantação do núcleo municipal é um trabalho realizado em conjunto com o Núcleo Regional de Mobilização da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni.
Crédito: Lineu Cardoso
O Prefeito do município de Nanuque, Ramon Ferraz Miranda, se disse feliz e agradecido aos esforços do estado para ajudar a população, e também, a aos representantes da sociedade civil que participaram da reunião. “É importante esse tipo de iniciativa, tenho certeza que todos nós estaremos unidos em um só objetivo, que é o combate à dengue”, afirmou.

Para o pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia do município de Nanuque, João Fabrício da Silva Filho, a igreja pode ajudar muito, porque ela tem uma filosofia de saúde bem arrojada e preza pela saúde, porque esta é a orientação bíblica. “Vamos orientar os nossos membros para que possam ser zelosos na parte da saúde e também considerando as questões do cuidado com a dengue. Abraçaremos essa causa”, prometeu.

A enfermeira Neuralde Alves Rios vê na implantação do serviço mais um incentivo para a participação efetiva da sociedade no combate ao mosquito Aedes aegypti. “A minha esperança é que, com a formação do Núcleo Municipal de Mobilização Social contra a dengue, esses representantes de vários segmentos da sociedade possam ser multiplicadores de informações de prevenção e combate a dengue, que eles possam nos ajudar a evitar futuramente doenças e sequelas da dengue, Chikungunya e Zica Vírus”, ressaltou.

Por Lineu Cardoso