Entre as frentes organizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), está a disponibilização de protocolo de vacinação para atender àqueles que tiveram lesões e contato com a lama, além de disponibilização de reforço no quantitativo da cidade para atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina antitetânica foi aplicada no sábado (7/11) em 137 pacientes e se encontra disponível nos postos de atendimento médico montados na cidade de Mariana para atender à população e nos hospitais da região. Houve também distribuição de medicamentos e insumos para a cidade de Mariana, a fim de suprir as necessidades para atendimento imediato à população e ampliação do seu estoque. A ação também atende aos distritos afetados.

Crédito: Nathalie Rajão

Foi também enviada uma equipe de Saúde da Família ao município, com um médico e duas enfermeiras. Esses profissionais estão se deslocando pelas áreas rurais dos distritos próximos para averiguar o estado de saúde das pessoas residentes nos vilarejos. As equipes técnica também têm se deslocado para apoio nos distritos atingidos, como Barra Longa e Ponte de Gama. Esse último distrito recebeu, ainda, equipes aéreas do SAMU para avaliação e atendimento dos pacientes.

Até o momento foram realizados 231 atendimentos nos estabelecimentos de saúde de Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte. Entre as ações estavam: cadastro dos pacientes, avaliação clínica com classificação de risco, higienização dos ferimentos, pequenos procedimentos, imunização (antitetânica) e encaminhamentos necessários. Do total de seis pacientes que foram encaminhados para o Hospital João XXIII, três tiveram alta definitiva e três foram transferidos para o Hospital Monsenhor Horta e para a Santa Casa de Ouro Preto.

Missões realizadas

A SES-MG também disponibilizou subsídio técnico para desinfecção do material utilizado no resgate das vítimas fatais. Em Barra Longa, houve disponibilização de profissional especializado para avaliação da condução dos casos assistenciais e discussão, junto aos distritos, sobre as estratégias necessárias para atendimento e acompanhamento adequado à população. Já em Ponte do Gama, houve distribuição de medicamentos demandados pelo subdistrito para atender adequadamente aos pacientes.

Qualidade da água

A fim de assegurar a vigilância e monitoramento da qualidade da água para consumo humano dos municípios com captação do Rio Doce, a SES-MG, em conjunto com o Ministério da Saúde, elaborou Nota Técnica com orientações para reforço das ações de coleta e monitoramento nas estações de tratamento. As ações também envolvem a análise inicial dos parâmetros de turbidez com indicação de suspensão da captação em Belo Oriente e em Governador Valadares, bem como distribuição de hipoclorito de sódio (água sanitária) para os municípios de Mariana e Governador Valadares, para tratamento da água de consumo humano. Como medida adicional de prevenção, apesar do baixo risco, será intensificada a análise de metais pesados.

Crédito: Nathalie Rajão.

Outras ações

As demais ações realizadas pela SES-MG foram: padronização de protocolo de atendimento de Urgência/Emergência e Ambulatorial, bem como ações de Vigilância Sanitária e Alimentar; disponibilização de 47 leitos de retaguarda em Belo Horizonte para encaminhamento das vítimas mais graves, sendo 7 destes de Terapia Intensiva; organização do acompanhamento das vítimas desabrigadas (ação conjunta com a empresa Samarco e Secretaria Municipal de Saúde de Mariana) – avaliação clínica e fornecimento de medicamentos para os pacientes crônicos, suporte e remoção aérea pelo SAMU de pacientes, com quadros clínicos não relacionados diretamente ao incidente, para atendimento em hospitais e UPA`s da região, devido a obstrução das vias terrestres, Disponibilização de equipe do SAMU (médico e enfermeiro) para atendimento às vítimas e profissionais envolvidos com as operações e elaboração de protocolo de acompanhamento dos pacientes em regime ambulatorial. Haverá ainda reforço do monitoramento dos casos de doenças diarreicas agudas.

Por Ana Paula Brum