A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, promoveu nos dias 27 e 28 de outubro, em Divinópolis, o Seminário Regional de Diretrizes Estaduais para Controle da Dengue, Chikungunya e Zika vírus para profissionais de saúde de 54 municípios da região Oeste.

O objetivo foi divulgar, discutir e implantar as diretrizes estaduais para controle dos três vírus nos municípios, dentro de quatro eixos de enfrentamento das doenças: Assistência à Saúde, Controle de Vetores, Vigilância Epidemiológica e Mobilização Social. Foram Abordados os seguintes temas: cenário epidemiológico do Brasil, Minas Gerais e região; vigilância em Chikungunya e Zica; comitês municipais: o que se espera; análise de dados e divulgação de informações. Os participantes foram divididos em quatro grupos para discussão dos quatros eixos.

Crédito: Willian Pacheco

Além disso, os representantes municipais receberam orientações sobre o processo de elaboração do Plano de Contingência Municipal da Dengue para 2016. O Plano tem como principal objetivo evitar a ocorrência de óbitos por dengue, além de prevenir e controlar processos epidêmicos nos municípios.

“O seminário é realizado para discutir e planejar o cronograma de 2016. Dentro dos quatro eixos é fundamental a mobilização social, além de repassar orientações para a elaboração dos planos de contingência dos municípios”, explicou a Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Gláucia Sbampato Pereira.

O Técnico da Coordenação Estadual da Dengue, Dionísio Pacelle Costa, destaca que a dengue é uma doença que evolui. “Todo ano é necessário esta mudança porque a dengue é uma doença que evolui. O conhecimento que se tem da doença se altera e consequentemente as estratégias de combate e controle têm que mudar. As estratégias estão se readequando a nova realidade”, disse o técnico.

Durante o seminário, os municípios de Divinópolis e Moema apresentaram suas experiências no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Divinópolis apresentou sua experiência quanto a analise de dados da dengue e Moema destacou as ações de Mobilização Social.

Por Willian Pacheco