A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas e a Secretária Municipal de Saúde vêm promovendo, durante todo o mês de outubro, ações de mobilização em prevenção ao câncer de mama e ao de colo de útero, entre elas palestras educativas e realização de exames de mamografia. Para encerrar a campanha, nesta quinta- feira (29/10), ocorre a Parada Rosa, com início às 8h, na Praça do Coreto.
Crédito: Guilherme Camargos

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas e com apoio da SRS Patos de Minas, a Parada Rosa pretende mobilizar e informar a população sobre a saúde da mulher. Logo após a concentração, haverá realização de atividades físicas, bem como orientações e esclarecimentos sobre a prevenção ao câncer de mama. Toda a população está convidada a se vestir com a cor rosa e a participar do evento.

A SRS Patos de Minas reservou a última semana do mês para mobilizar seus servidores em torno a campanha. Além da decoração de todos os setores com a cor rosa, os servidores da Regional participaram de diversas atividades internas. Do dia 26 a 29 de outubro, ocorreram palestras, rodas de conversa e até mesmo uma Gincana Rosa, que entre suas provas contou com arrecadação de alimentos e brinquedos que serão doados para uma instituição de caridade ainda não definida, abraçando assim mais uma causa social.

O movimento “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O “Outubro Rosa” tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença, informar as causas e o tratamento e realizar exames diagnósticos.

Neste ano, a campanha traz o slogan: "Saúde é Atitude, Previna- se e passe essa ideia pra frente". O objetivo é conscientizar as mulheres acerca das boas práticas de saúde que contribuem para melhorar a qualidade de vida e podem prevenir doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero. Em patos de Minas, varias instituições públicas e empresas privadas abraçaram a campanha, realizando mobilizações que foram desde a distribuição de laços rosa para serem colocados nos uniformes dos funcionários, até a iluminação e decoração de fachadas.

Por Guilherme Camargos