Durante todo o dia de hoje e amanhã (28 e 29/10), os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias do município de Setubinha, localizado no Vale do Mucuri, com população estimada de 12 mil habitantes e que faz parte da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, recebem capacitação para o controle da dengue, e tem como objetivo a inserção dos Agentes Comunitários de Saúde nas ações de prevenção e combate à dengue. O evento está sendo realizado em parceria com a equipe do Núcleo Regional de Mobilização Social de controle da dengue da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni RS/TO e reforça a interação dos profissionais para um efetivo combate à dengue.

“A capacitação entre os ACS’s e ACE’s, vem para melhorar as ações de prevenção no controle da dengue dentro do mesmo território de atuação dos agentes, encurtando a relação entre agente e morador, buscando estratégias para engajar a população no sentido de prevenir contra o mosquito transmissor da dengue, o AEDES aegypti”, ressaltou a Referência Técnica da Dengue da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Darly Rodrigues Pacheco.

Esta capacitação é de grande relevância para melhoria do município, que com a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Controle de Endemias (ACE) que vamos passar mais conhecimentos para toda a nossa população. “É um trabalho em equipe, em prol de melhoria da atenção básica em sermos mais vigilantes com a saúde”, finalizou a Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Setubinha, Girlane Lopes da Silva.

A capacitação foi ministrada pela Referência Técnica do Núcleo Regional em Mobilização Social, Augusto Bernardo do Monte e a Referência Técnica em Dengue, Darly Rodrigues Pacheco, acompanhado do Supervisor da área, Gilson Teixeira Trindade, técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni.

Por Lineu Cardoso