Termina nesta terça-feira (27/10) a Caravana Siga Bem, realizada em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul e as prefeituras de Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú e Divisa Alegre. Desde essa segunda-feira (26/10) o evento promove, no Posto Faisão 2, na BR 116, em Águas Vermelhas, uma série de palestras com o objetivo de promover o combate à violência contra a mulher, a criança e o adolescente, além de oferecer serviços das áreas da saúde, assistência social e cultura.

Segundo o porta voz da Caravana Siga Bem, Aderlei de Souza, o público alvo são os caminhoneiros e a comunidade local. “Nosso objetivo é poder levar entretenimento e lazer, por meio de apresentações culturais, corte de cabelo e massagem relaxante, além de buscar plantar uma semente que é a discussão sobre a violência contra a mulher e os abusos sexuais que são cometidos contra crianças e adolescentes. Com ações como esta esperamos que o número de casos de violência possa diminuir, e que os participantes possam ser multiplicadores da nossa mensagem”, ressaltou Aderlei.

Allan Campos

A autoridade sanitária e referência técnica de DST/AIDS e Violências da GRS Pedra Azul, Zeilzia Silva, destacou que a GRS Pedra Azul disponibilizou mil preservativos, além de materiais educativos para serem distribuídos no evento. “As doenças sexualmente transmissíveis estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo, sendo atualmente consideradas o principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV. Nesse sentido, ações de prevenção como estas são extremamente importantes para orientar os participantes a realizar o teste anti-HIV. Sabemos que o diagnóstico precoce ajuda a alcançar boa qualidade de vida, além de ser realizado pelo SUS de forma sigilosa e gratuita”, explicou Zeilzia.

Profissionais de saúde de Águas Vermelhas também estão mobilizados e realizam aferição de pressão arterial, verificam a glicemia e realizam a distribuição de preservativos para os caminhoneiros que passam pelo local. Para a enfermeira de Águas Vermelhas, Jamile Pereira, a Caravana Siga Bem é uma excelente oportunidade para conversar com um público que não tem o hábito de procurar os serviços de saúde. “Essas são ações voltadas a um público específico, que são os caminhoneiros. Sabemos que os caminhoneiros muitas vezes não procuram os serviços de saúde devido à sua intensa rotina de trabalho. Aqui temos a oportunidade de orienta-los acerca da alimentação, práticas de atividade físicas e até mesmo sobre a importância de se procurar uma unidade de saúde para realização de exames preventivos de saúde”, disse Jamile.

Programação

Nesta segunda-feira (26/10), o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) repassaram orientações sobre a nova lei do descanso, entre outras temáticas, e ofereceu gratuitamente atendimento odontológico e fisioterápico. Alunos da Escola Estadual do Cariri de Cachoeira de Pajeú fizeram apresentações de dança e capoeira e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Divisa Alegre realizaram, respectivamente, palestras sobre a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes e a violência contra a mulher.

Por Allan Campos