Chamar a atenção para prevenção. Foi com este objetivo que a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM), abriu a 4ª Caminhada pela Vida, em Divinópolis, na manhã do último sábado (24/10). A ação ocorre desde 2012 para marcar o Outubro Rosa, mês dedicado à luta contra o câncer de mama, e que neste ano tem como foco a saúde integral da mulher. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, apoia a ação e tem a ACCCOM como parceira desde a primeira caminhada.

A concentração da Caminhada começou na Praça do Santuário e contou com a participação da banda da Polícia Militar. Foram parceiros a Academia Malhação, responsável pelo aquecimento e alongamento dos participantes, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Secretaria Municipal de Transporte de Divinópolis e o Corpo de Bombeiros.

Willian Pacheco

A Caminhada contou com a participação de centenas de pessoas e percorreu as principais ruas da cidade de Divinópolis até a Praça da Catedral, onde ocorreu atração artística com o grupo musical Elas. A enfermeira da ACCCOM, Fabiana Castro Faria, ressaltou a importância da prevenção. “Nós temos um índice de câncer de mama considerado alto na região. De 2012 a 2014, foram 710 casos e, neste ano, até julho, 210 novos casos da doença. A melhor forma de a mulher se amar é fazendo a prevenção para cuidar da sua saúde”, destacou Fabiana.

A professora Maria Valéria Gondim participou da caminhada e tem motivos para comemorar. Ela teve câncer de mama e precisou passar pelo processo de quimioterapia e radioterapia. “Eu nasci de novo. Eu agradeço sempre que me levanto”, disse a professora.

Outubro Rosa em Minas

Em 201,5 a campanha do Outubro Rosa em Minas Gerais será mais ampla e vai abordar a saúde integral da mulher. Além do câncer de mama, as ações preparadas pela Secretaria de Estado de Saúde também trabalham com informações e ações de conscientização e prevenção ao câncer do colo de útero.

A inclusão da abordagem à prevenção por diagnóstico precoce do câncer de colo do útero se deu pela sua importância para a saúde da mulher e teve o objetivo de compartilhar com as mulheres mineiras informações acerca das boas práticas relacionadas à saúde da mulher, que podem promover melhor qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas, entre elas o câncer de mama e o câncer de colo do útero.

Por Willian Pacheco