O Grupo Rosa promoveu nesse sábado (24/10) no centro de Governador Valadares, o encerramento da campanha Outubro Rosa na cidade. Com concentração, caminhada e revoada de pilotos de voo livre, o evento alertou as pessoas sobre a prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero.

O evento teve início com panfletagem na Praça dos Pioneiros, distribuição de cartilhas e folders. Também foram oferecidos diversos serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, auricoloterapia, e corte de cabelo. Em seguida a multidão, numa onda rosa, saiu em caminhada, pelo centro de Valadares, animados pela bateria do Bloco de Carnaval “Carapina”.

Na parte da tarde, pilotos de voo livre participaram de uma revoada saltando do pico da Ibituruna. O objetivo da competição foi pousar num alvo rosa.

Crédito: Associação Valadarense do Voo Livre

A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, ressaltou a importância das parcerias entre as instituições públicas e privadas na campanha. “Este é o maior Outubro Rosa já feito em nossa cidade, fruto das parcerias dessas instituições que compõem o Grupo Rosa. Com essa mobilização, nossa luta pela saúde da mulher esta crescendo, aumentando nosso compromisso, responsabilidade e ações”, afirmou.

A pastora Maria das Graças dos Anjos Costa fez questão de relatar durante o evento sua experiência de luta há mais de 15 anos contra o câncer de mama. “Já retirei mais de 16 nódulos de baixo do braço, da mama e tive de também de retirar um seio. Mas não desanimei e após tratamentos, que faço até hoje, estou com a autoestima em alta e com qualidade de vida. Também estou muito feliz de poder trazer esse meu testemunho a todos”, frisou emocionada.

 A mobilização social da campanha foi conduzida pelo GRUPO ROSA. O grupo é composto pelaCâmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Casa Acolhe Vida, FIEMG – Regional Rio Doce, Núcleo de Especialistas em Oncologista (NEO)/ Hospital Bom Samaritano, Prefeitura de Governador Valadares/Secretaria Municipal de Saúde, SESC,   Superintendência Regional de Saúde (SRS-GV), Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e parcerias com  a Associação de Assistência as Pessoas com Câncer ( AAPEC), Associação do Voo Livre de Governador Valadares, Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT) GV), Polícia Militar,CEMIG Saúde, AVON e  Tupperware.

Por Frederico Bussinger