O Grupo Rosa, composto por instituições públicas e privadas, entre elas a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), promove amanhã (24), das 8h30 às 12h, na praça dos Pioneiros, Centro, o evento de encerramento da Campanha Outubro Rosa no município. A programação conta com concentração e caminhada pela área central e, na parte da tarde, revoada de pilotos de voo livre. 

Além disso, haverá distribuição de material informativo, prestação de informações sobre a prevenção contra o câncer de mama e sobre o exame de mamografia, assim como sorteio de brindes e serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, auricoloterapia, corte de cabelo e ginástica coletiva. 

A caminhada no centro da cidade contará com a participação e animação do Bloco de Carnaval “Carapina”, de Governador Valadares. A programação será finalizada com uma revoada de pilotos de voo livre com bonés e peças rosas, a ser realizada pela Associação Valadarense de Voo Livre (AVVL). Vale destacar que o alvo (mosca) da descida dos pilotos será na cor rosa e no formato de um seio. 

O câncer de mama é o que mais atinge e mata as mulheres mineiras. Segundo estimativas do INCA, em 2014, eram esperados 5.210 novos casos da doença em Minas Gerais. No estado, a recomendação é que as mulheres de 40 a 49 anos realizem o exame clínico das mamas e a mamografia, conforme indicação da equipe de saúde e protocolos de rastreamento. Para mulheres de 50 a 69 anos, a recomendação é a realização do exame clínico das mamas, conforme indicação da equipe de saúde, e da mamografia de rastreamento de 2 em 2 anos. 

Entre os principais sintomas para o câncer de mama estão o endurecimento na mama e o surgimento de nódulo único, não doloroso. Também pode ocorrer deformidade ou aumento da mama, retração da pele ou do mamilo, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

 

Por Frederico Bussinger