A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, realizou nos dias 20 e 21 de outubro, no Nobre Palace Hotel, em Teófilo Otoni, o Seminário Regional de Diretrizes Estaduais para Controle da Dengue, Chikungunya e Zika, e teve como publico alvo os profissionais dos 32 municípios sob a sua jurisdição.

O seminário trabalhou os quatro eixos em que a dengue se sustenta, que é o controle vetorial, assistência ao paciente, vigilância epidemiológica e mobilização social, onde foram abordados como temas o cenário epidemiológico do Brasil, Minas Gerais e região; vigilância em Chikungunya e Zika; comitês municipais: o que se espera; análise de dados e divulgação de informações. Os participantes foram divididos em grupos para discussão dos eixos e receberem orientações para elaboração do Plano de Contingência Municipal da Dengue para o ano de 2016.

Lineu Cardoso

“Espero que a partir deste seminário, os municípios possam buscar alternativas, e se organizem para o controle do Aedes aegypti. Assim, uma vez controlando o mosquito, eles estejam preparados contra a proliferação dos vírus da Chikungunya e Zika”, afirmou o Coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, João Geraldo de Rezende.

De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, Adivete Santos Figueiredo, a população deve ser envolvida nas ações de controle ao vetor, e corresponsável com a limpeza do ambiente.

Também presente no evento, a Coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Catuji, Gigliane Gomes Fernandes destacou a importância do evento. “Foi uma grande conquista para o município, conseguimos sensibilizar toda a população da importância de trabalhar no combate a dengue. Temos que estar preparados para enfrentarmos a alta transmissão que pode vir nos próximos meses, e estamos satisfeitos em ver que o nosso trabalho passa a ser exemplo para os outros municípios”, finalizou Gigliane.

Por Lineu Cardoso