A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul organizou, no dia 16 de outubro, um encontro com os seus servidores com o objetivo de debater qual a finalidade do Outubro Rosa e esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama. Desde o dia 2 de outubro, uma caixa foi colocada na entrada da GRS para que os servidores pudessem colocar suas dúvidas sobre saúde da mulher. No evento, as perguntas foram lidas e respondidas pelas enfermeiras dos núcleos da Atenção Primária e da Atenção à Saúde, além da participação das demais referências técnicas que levantavam ou respondiam as questões propostas. 

A enfermeira da Atenção Primária da GRS Pedra Azul, Veruska Sousa, apresentou os resultados dos questionários que foram respondidos pelas servidoras da GRS que visavam identificar o quantitativo de casos câncer na família e dos hábitos de vida. Cerca de 80% das entrevistadas admitiram que possuem fatores de risco em seus hábitos de vida, entre eles, sedentarismo, estresse, sobrepeso ou obesidade. “Tivemos 86% de adesão ao questionário e, por meio dele pudemos perceber que ainda é alta a incidência de câncer no âmbito familiar, além de que as pessoas ainda têm uma certa dificuldade em fazer a parte preventiva, tanto com relação ao auto exame, quanto com relação a mudança de comportamento para hábitos de vida mais saudáveis”, explicou.

Crédito: Allan Campos

Nos municípios as ações de promoção à saúde também foram realizadas. Em Jacinto, no dia 16, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) montaram um stand para distribuição de panfletos informativos sobre o outubro rosa. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Jacinto, Maria Zilda Porto, disse que a informação facilita o aumento de pessoas que aderem à ação e consequentemente num tratamento mais efetivo e eficaz com a descoberta de algum caso em sua fase inicial. “Com a campanha tratando de uma causa tão séria é imprescindível ter sempre mais informação e com isso atingir um número maior de pessoas tendo por fim mais gente se cuidando e se prevenindo de uma doença tão grave”.  

Em Ponto dos Volantes foi organizado um grupo operativo que debateu a importância da atividade física na prevenção do câncer de mama, além de orientações sobre o autoexame das mamas e o exame citopatológico do colo uterino.

Já em Cachoeira de Pajeú, do dia 19 a 22 de outubro será realizada nas zonas urbana e rural uma caminhada contra o câncer de mama, sensibilização com vídeos e testemunhos de pessoas do município que estão tratamento contra a doença.

 

Por Allan Campos