A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, realizou nos dias 08 e 09 de outubro, em Coronel Fabriciano, o “Seminário Regional de Diretrizes Estaduais para Controle da Dengue, Chikungunya e Zika”. Participaram do evento profissionais de saúde dos 35 municípios da região de saúde do Vale do Aço.

O seminário de Coronel Fabriciano é o 5º promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e foi coordenado pelo Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Rodrigo Said. O objetivo principal do evento, segundo o superintendente, foi a divulgação das diretrizes estaduais para controle dos três tipos de vírus transmitidos pelo vetor aedes aegypti nos municípios, bem sua discussão e implantação, dentro de quatro eixos de enfrentamento das doenças: assistência à saúde, controle de vetores, vigilância epidemiológica e mobilização social.

Foto: Flávio Samuel

De acordo com Rodrigo Said, com os seminários é possível ver e ter a possibilidade de revisão das diretrizes estaduais no controle da dengue, Chikungunya e Zika junto aos municípios. Além disso, através dos debates ocorridos nos grupos de trabalho o estado poderá estudar e pensar em estratégias de implantação de ações dessas novas atividades. Durante o seminário os profissionais de saúde foram orientados sobre a forma de elaboração do ‘plano de contingência municipal’ da dengue para o próximo ano, com o claro objetivo de evitar casos de óbitos por dengue e outros vírus transmitidos pelo vetor aedes e controlar possíveis epidemias nos municípios.

A coordenadora do núcleo de vigilância epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador da SRS de Coronel Fabriciano, Cássia Soares, que também coordenou os trabalhos do seminário juntamente com os membros do comitê técnico regional, realizou a apresentação dos dados epidemiológicos e notificação dos casos de dengue dos 35 municípios da jurisdição da regional de saúde de Coronel Fabriciano. Foram abordados os seguintes temas: cenário epidemiológico do Brasil, Minas Gerais e região; vigilância em chikungunya e zika; comitês municipais: o que se espera; análise de dados e divulgação de informações. Segundo Cássia Soares, além da integração dos municípios e troca de experiências, a Regional de Saúde obteve êxito em divulgar as novas diretrizes de enfrentamento da dengue, Zica vírus e Chikungunya.

Foto: Flávio Samuel

Dentro da programação do seminário houve também a apresentação da enfermeira Elaine Vasconcelos Martins, coordenada da Atenção Básica do município de Mesquita. A enfermeira relatou a experiência de sucesso com o projeto Casa Modelo, que visa mobilizar os moradores no enfrentamento da dengue em seu município. “É um projeto que foi implantado no município de Curvelo e teve uma aceitação grande da comunidade. Implantamos a Casa Modelo em julho deste ano. O projeto mobiliza toda a cidade e envolve de forma consistente poder público, comunidade e setor privado (nossos comerciantes). Fizemos divulgação nas rádios, nas escolas e nas igrejas”, finalizou Elaine. Para participar o morador deve cadastrar o imóvel no setor de vigilância em saúde do município de Mesquita, depois é realizado o sorteio das casas cadastradas, que passão por supervisão dos agentes de endemias. A casa sendo classificada como modelo, ou seja, limpa e sem nenhum foco de dengue, recebe a premiação.

O Superintendente Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, afirmou ser fundamental a participação dos profissionais de saúde dos municípios na construção deste plano de contingência, tratando-se de uma estratégia que visa o controle da dengue e outras doenças causadas pelo vetor aedes aegypti. “Esta é uma das propostas do Governo do Estado, ouvir para governar. Quando o representante do estado vem, e os munícipios participam, tirando suas duvidas quanto às novas diretrizes de combate à dengue fica mais fácil trabalhar, sentir a realidade de cada município”, ponderou Wagner.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município de Santana do Paraíso e técnica em Enfermagem, Marcilene Alves, ponderou diversos pontos do seminário, entre eles, a forma de realização, a didática utilizada, e como os eixos foram abordados e apresentados. Ela afirmou que estava desanimada quanto à forma que os trabalhos estavam sendo realizados no controle de endemias, principalmente dengue. “O seminário foi super positivo e muito esclarecedor, me deu um novo ânimo. O conteúdo foi abordado com outra dinâmica, muito proveitoso, e a apresentação do Rodrigo Said sobre os dados de alerta sobre a Chikungunya foi muito objetiva, me senti mais prepara para o enfrentamento da dengue”, finalizou.

Por Flávio Samuel