Em 2015 foram confirmados 5 casos de Febre Chikungunya em Minas Gerais. Outros 69 casos foram descartados e 29 estão em investigação. Dos casos confirmados neste ano, um foi importado da Colômbia e ocorreu em mulher de 27 anos, residente em Viçosa; outros quatro foram importados da Bahia e ocorreu em uma mulher de 41 anos residente em Belo Horizonte, em um homem de 73 anos residente em Belo Horizonte, em um homem de 35 anos residente em Uberaba e em uma mulher de 64 anos residente em Serra dos Aimorés. Veja abaixo o detalhamento dos dois últimos casos: 

 

- Sexo:  Masculino

- Idade: 35 anos

- Data de início dos sintomas: 04/07/2015

- Município de residência: Uberaba

- Local provável de infecção:  Feira de Santana

 

- Sexo:  Feminino

- Idade: 64 anos

- Data de início dos sintomas: 10/05/2015

- Município de residência: Serra dos Aimorés

- Local provável de infecção:  Bahia

 

Os dois pacientes estão em casa sendo acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde

Atividades realizadas pela SES-MG:

- Ações de bloqueio nas regiões próximas à residência da paciente;

- Investigação epidemiológica e busca ativa de casos sendo realizadas pela SES/MG, representada pelas Superintendências Regionais de Saúde de Téofilo Otoni e de Uberada juntamente com os municípios.

A SES/MG informa ainda que está preparada para atuar de forma complementar com o município com ações de controle de vetores e de mobilização social preconizadas pelo Ministério da Saúde imediatamente  caso seja apontada necessidade a partir da investigação que está sendo feita nesta data.

Por Jornalismo SES-MG