A campanha Outubro Rosa é realizada há vários anos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e será lançada oficialmente no norte de Minas no dia 08 de outubro, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, às 19h, no prédio 05 da reitoria.

A Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães fala dos objetivos da campanha. “O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres da importância de se cuidar, fazer a prevenção para uma melhor qualidade de vida e também fazer os exames para que dessa forma possa obter um diagnóstico mais rápido, para que o tratamento possa garantir a cura do câncer, que hoje faz muitas vítimas no Brasil”.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela destacou a importância do apoio à causa.  “Apoiar e assumir causas nobres fazem parte da essência da Unimontes, como instituição pública e de referência para a sociedade regional. Em nome da comunidade acadêmica, nos mostramos extremamente orgulhosos em fazer parte deste trabalho, ao lado de parceiros valorosos e comprometidos com a saúde coletiva. A prevenção é sinônimo de uma saúde com qualidade”, destaca

Durante o lançamento serão apresentadas as madrinhas da campanha que participam e fazem divulgação nos 86 municípios que fazem parte da SRS. As Madrinhas do Outubro Rosa no norte de Minas, são mulheres que fazem a diferença divulgando a causa e participando e promovendo eventos para ajudar ainda mais mulheres. São elas: a colunista do Jornal O Norte de Minas, Adriana Queiroz; a blogueira, Letícia Turano; a jornalista e coordenadora de projetos da Oncologia da Fundação Hospitalar Dilson Godinho, Felicidade Tupinambá; a colunista do Jornal de Notícias, Eunice Loyola; a jornalista, Márcia Vieira Yellow; a jornalista e apresentadora da TV Geraes, Rosângela Alves Mendes; a jornalista e assessora de comunicação social da Associação de Indústria e Comércio de Montes Claros – ACI e da Casa da Imprensa, Nágila Almeida; a gerente de Marketing da Rede InterTV Grande Minas, Deisianne Mendes; a jornalista e apresentadora da do MGInterTV, Ana Carolina Ferreira da Silva; a fotógrafa e agitadora cultural – Silvana Mameluque; a jornalista e repórter das Rádios Educadora AM de Montes Claros e Transamérica FM, Juliana Peixoto; a coordenadora do Projeto de Extensão Vida Presente da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, professora Claudiana Donato Bauman; a presidente do Projeto Presente, Dra. Priscilla Miranda Soares e a presidente do COSEMS Regional de Montes Claros e Secretária Municipal de Saúde de Monte Azul, Wanessa dos Anjos.

Estatística

Em Minas Gerais o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o estado em 2014 apontavam que eram esperados 5.210 novos casos da doença, uma taxa bruta de incidência de 49,17 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras. O Registro Hospitalar de Câncer do estado demonstrou que em 2013, 4.905 mulheres mineiras fizeram a primeira consulta por câncer de mama. A taxa de mortalidade feminina por câncer de mama em Minas, estimada pelo INCA em 2013, é de 11,37 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Enquanto isso, o câncer de colo do útero é o segundo de maior incidência entre as mulheres mineiras e as estimativas apontaram 880 novos casos esperados em 2014, uma taxa de 8,31 casos para cada grupo de 100 mil mulheres. Em 2013, 1.601 mulheres fizeram a primeira consulta hospitalar por câncer de colo de útero. A taxa de mortalidade por câncer de colo de útero em Minas, estimada pelo INCA em 2013, é de 3,53 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Programação

A programação deste ano inclui ainda Salão de Beleza Solidário que receberá doação de cabelo para confecção de perucas para pacientes com câncer; futebol beneficente, atividades físicas coletivas como passeio ciclístico, palestras em escolas e empresas, iluminação especial, corridas, caminhada e ações nas redes sociais com as rachtags: #SaúdeÉAtitude #MulherQueSeCuida.

A campanha Outubro Rosa tem realização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e apoio daAssociação de Indústria e Comércio de Montes Claros(ACI), Associação Presente de Apoio ao Paciente com Câncer Padre Joãozinho, Canal 20, Faculdades Integradas Pitágoras(FIPMoc), Hospital Dilsonde Quadros Godinho, Hospital  Aroldo Tourinho(HAT), Hospital Universitário Clemente de Faria(HUCF), Inter TV Grande Minas(Globo), Jornal de Notícias, Jornal Gazeta Nortemineira, Blog Let´s Go, Santa Casa de Montes Claros, Programa Revista Geraes, Programa Ronda Geraes, Montes Claros Shopping Center, Programa Municipal de Saúde da Mulher e Universidade Estadual de Montes Claros  - Unimontes.

Mais informações e matérias exclusivas sobre a campanha em Minas no site: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher e www.facebook.com/sauderegional

Confira a programação:

Por Fabrícia Andrade