Com a realização de trabalhos em grupo e de apresentações de ações de mobilização social, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com apoio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), encerrou nesta quarta-feira, 7/10, o primeiro seminário de apresentação das diretrizes do Programa de Controle da dengue, febre chikungunya e zika vírus, no Norte de Minas. 

O evento, realizado terça e quarta-feira no auditório do Hotel Monte Rey, em Montes Claros, contou com a participação de representantes de 33 municípios e teve como objetivo orientar os dirigentes das secretarias de saúde e dos serviços de vigilância epidemiológica quanto à elaboração dos planos de contingência municipais para controle e eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungnya e do zika vírus. Além de atualizar informações aos municípios quanto à necessidade de mobilização dos diversos segmentos da sociedade, no segundo dia de seminário os representantes dos municípios participaram de palestras e debates sobre o controle e tratamento das doenças. 

Crédito: Pedro Ricardo

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Mendes destacou a importância da participação dos municípios na construção de um plano de trabalho consistente de combate à dengue no Norte de Minas, em uma iniciativa conjunta com o Governo do Estado. “As parcerias são fundamentais para evitarmos a ocorrência de surtos ou epidemias”, reforçou a superintendente. Ela lembrou que a SRS está concluindo, junto com municípios de todas as microrregiões do Norte de Minas, a realização de um amplo diagnóstico sobre a situação da saúde. Em novembro, o levantamento será apresentado ao secretário de Estado de Saúde, Fausto Ferreira, apontando para o Governo do Estado as demandas e as alternativas de soluções para que a região passe a contar com uma rede bem estruturada de atendimento da população nas áreas de atenção básica, alta e média complexidade. 

Experiências

Ainda durante o seminário, o coordenador do serviço de vigilância epidemiológica da prefeitura de Juramento, Luiz Maia Durães apresentou os resultados de experiências bem sucedidas no combate à dengue. Segundo ele, além de um trabalho bem articulado junto aos mais diversos segmentos da sociedade, incluindo estudantes e professores, o município de Juramento tem se empenhado no sentido de ajudar a população a manter suas propriedades limpas evitando, com isso, a proliferação de focos do mosquito da dengue. “O envolvimento da prefeitura e da população é fundamental para se obter um resultado satisfatório. Tanto é que, na sede do município de Juramento não temos nenhum foco do mosquito Aedes Aegypti”, ressaltou Luiz Durães. 

O coordenador de epidemiologia da SRS de Montes Claros, João Rezende, repassou aos representantes das secretarias municipais de Saúde orientações sobre a notificação dos casos de dengue. Nos períodos críticos de transmissão da doença (entre janeiro e abril de cada ano) os municípios repassarão dados semanais à Superintendência Regional de Saúde sobre o aumento ou não dos focos do mosquito transmissor da dengue. Com base nos levantamentos, a SRS terá condições de avaliar a possibilidade de ocorrência ou não de surtos ou epidemias e antecipar a tomada de providências. Após o período crítico de proliferação do mosquito da dengue, os municípios passarão a enviar os dados quinzenalmente à Superintendência Regional de Saúde. 

No encerramento do seminário, a coordenadora estadual das ações de combate à dengue, febre chikungunya e zika vírus, Geane Andrade, avaliou que a participação dos municípios foi bastante produtiva e disse esperar que a troca de experiências viabilize a construção de planos bem estruturados para enfrentamento da dengue. As ações devem ser preparadas e aprovadas pelas prefeituras junto aos Conselhos Municipais de Saúde. Posteriormente, os planos de contingência deverão ser apresentados, em novembro, na reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) para serem validados junto à SES-MG. 

Novo Seminário 

Nesta quinta e sexta-feira, a SES-MG realizará, também em Montes Claros, o segundo seminário de apresentação das diretrizes do Programa de Controle da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus no Norte de Minas. Participarão representantes de 31 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e da Diretoria Regional de Saúde de Pirapora.

 

Por Pedro Ricardo