Nesta sexta (02/10), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Redes de Atenção a Saúde (NRAS), promoveu a abertura do movimento Outubro Rosa. As palestras foram ministradas pelas referências técnicas do Núcleo, Patrícia Salles e Marília Horsti, em conjunto com Paulo Fernandes, integrante da equipe de Mobilização Social.

No evento, que contou com a presença de todos os funcionários da SRS de Juiz de Fora, o Superintendente Oleg Abramov Jr. deu início à campanha e reforçou que “os servidores têm como missão replicar à população a importância da prevenção do câncer de mama e do colo uterino”.

Na ocasião, os servidores ganharam um lacinho rosa, símbolo da campanha, e também foram distribuídas camisinhas femininas e masculinas, uma das temáticas incluída na campanha deste ano. Ainda dentro das ações da campanha, serão iluminados o prédio da SRS de Juiz de Fora e pontos turísticos da cidade de Juiz de Fora. Esses locais continuarão iluminados durante todo o mês de outubro.

A Regional adotou também como estratégia orientar os municípios de sua jurisdição a utilizar diversas ferramentas de mobilização para promoção da Saúde da Mulher, como por exemplo, iluminação de prédios e monumentos públicos, caminhada solidária, utilização de redes sociais para divulgação da campanha, e contato com autoridades religiosas. Também foram disponibilizadas mídias digitais, como slides e vídeos, para replicá-las a seus munícipes.

Por Andréa Candiá