As ações em comemoração ao Outubro Rosa já vem acontecendo na região nordeste de Minas. A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul iniciou, no dia 2 de outubro, o desafio Outubro Rosa, com o convite para que os servidores da instituição utilizem, durante o decorrer do mês, o laço rosa, em referência ao mês de conscientização contra o câncer de mama.

Crédito: Allan Campos

Como este ano a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) irá trabalhar a campanha abordando a Saúde Integral da Mulher, a GRS Pedra Azul organizará um evento no dia 16 de outubro, onde a temática será discutida junto aos servidores da saúde, que foram orientados a colocarem suas dúvidas sobre o tema, até o dia 14 de outubro, na caixa de dúvidas sobre Saúde da Mulher. Os comentários e perguntas serão lidos e respondidos durante o evento do dia 16. Para esta data, também estão previstas dinâmicas, palestra e será feito um convite a uma pessoa que já teve a doença para que faça um depoimento sobre como conseguiu superar esse desafio.

A GRS Pedra Azul também vai encaminhar aos municípios sugestões de ações que poderão ser realizadas durante o mês de outubro, como iluminação rosa, passeatas, corridas e gincanas,  ações educativas, ornamentações de unidade de saúde, distribuição de laços rosas, busca de parcerias, busca ativa de mulheres que não estão realizando os exames de rastreamento preconizados à saúde da mulher conforme necessidade, divulgação das ações nas redes sociais e elaboração de demais ações criativas que possam mobilizar a população a estarem atentos à saúde da mulher.

No período de 5 de outubro a 27 de novembro, a Unidade Móvel de Mamografia da SES-MG estará na cidade de Pedra Azul, no espaço da rodoviária, realizando os exames de mamografia. Mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos já estão sendo agendadas para que façam o exame.

Por Allan Campos