A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, em parceria com o município de Cachoeira de Pajeú, realizou no dia 29 de setembro, em Medina, uma reunião para o fortalecimento do grupo mobilizador municipal e apresentação do projeto “Educa-Ação: rede mobilizadora e a proposta da intersetorialidade nos territórios da educação e saúde”. O objetivo é trabalhar com os alunos da rede privada e pública o tema Dengue para que eles atuem como multiplicadores das medidas preventivas de controle da doença.

Grupo mobilizador se prepara para a gincana sobre dengue - credito Allan Campos

O conhecimento aliado à ação é a proposta do projeto. A ideia é que o grupo mobilizador municipal apresente a proposta às escolas e preparem os professores para que eles realizem as rodas de conversa com os alunos. Nas rodas de conversa, os alunos terão a oportunidade de expressar suas opiniões e tirar dúvidas sobre os temas inicialmente propostos (dengue, mobilização e desenvolvimento sustentável). O conhecimento adquirido nesse momento será importante para que os alunos estejam preparados para a etapa da gincana escolar (que acontece em cada escola) e para a gincana municipal (competição entre as escolas do município).

Um dos assuntos debatidos no evento foi a falta de água no município de Medina, que tem levado os moradores a armazenarem água em recipientes que, se não estiverem tampados adequadamente, poderão ser foco das larvas do mosquito Aedes Aegypti. O grupo mobilizador da GRS Pedra Azul sugeriu aos mobilizadores municipais que o assunto possa ser debatido nas rodas de conversa com os alunos. A agente de endemias de Medina, Elaine Rocha, destacou que o projeto é interessante porque é inclusivo, englobando alunos de todas as idades e níveis sociais. “E para que o projeto dê certo, temos que formar o grupo mobilizador municipal e definir as responsabilidades de cada um. Todos temos que ter um papel mobilizador e conscientizador. Tudo o que discutimos pode sim se tornar realidade. Só depende de nós”.

Oficina de reciclagem em medina - credito Allan Campos

Projeto

A ideia do projeto surgiu nos dias 27 e 28 de maio de 2015, com a realização da 2ª oficina de mobilização social da GRS Pedra Azul. No evento, os municípios apresentaram as suas experiências no combate à dengue e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou a oficina de reciclagem utilizando garrafas pets para a produção de puffs. Na época, surgiu a ideia de utilizar a metodologia de trabalho do município de Cachoeira de Pajeú, que realizou as rodas de conversa buscando uma maior aproximação com os alunos e a gincana “Trollando o mosquito na escola”, que visava estimular os alunos a, de uma forma prática, demonstrar seus conhecimentos sobre a dengue, por meio de atividades esportivas e provas de perguntas e respostas. Somando a isso, o projeto acrescentou a proposta da SES sobre a reciclagem para a produção de puffs, visando tirar as garrafas pets do lixo e tornando essas garrafas em um objeto útil para os alunos e a escola. No município de Felisburgo a gincana municipal já está prevista para acontecer no dia 4 de dezembro de 2015. Os municípios de Jequitinhonha, Medina e Rio do Prado ainda estão na fase de fortalecimento do grupo mobilizador e reunião com as escolas para definir a data das gincanas.

Por Allan Campos