A Superintendência Regional de Coronel Fabriciano realizou, nesta quarta-feira (16/09), o curso “Qualificação do ACS e ACE na promoção de ações de prevenção e controle à Dengue, Chikungunya e Zica Vírus” no município de Pingo D’água. O curso, voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle a Endemias (ACE) foi ministrado pela referência técnica do Núcleo de Atenção Primária de Saúde, Eduardo Moraes, e pelo educador em Saúde Pública, Reginaldo Salvador, no intuito de fortalecer as ações de combate e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com Eduardo Moraes, o curso de qualificação busca o fortalecimento institucional da SES-MG junto aos 35 municípios que compões a SRS-Cel. Fabriciano, objetivando ações de prevenção de doenças emergentes e promoção da saúde por meio da educação permanente. “O Comitê Técnico Regional agiu de forma assertiva em apoiar e fortalecer os nossos trabalhos através da iniciativa de um circuito de capacitação”, apontou Eduardo.

Crédito: Flávio Samuel.

O educador em Saúde Pública, Reginaldo Salvador, por sua vez, ressaltou que a saúde pública busca a integração dos diversos setores da área pública, não somente os setores da saúde. “Hoje quando fazemos um mutirão de enfrentamento a dengue, seja em qualquer município, precisamos de apoio de todos. A estrutura é compostas de diversos setores, seja da secretaria de obras, da saúde, da gestão, da educação, e até mesmo setor privado; ou seja, temos que agregar parceiros, não dá para responsabilizar apenas um setor. As ações de enfrentamento e controle do Aedes aegypti é um dever social”, lembrou Reginaldo.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Ana Letícia Moraes Braga da Rocha, agradeceu a presença da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, através do Superintendente de Saúde, Wagner Barbalho, e solicitou que outras capacitações venham a ser realizadas no município, no intuito de fortalecer o vínculo desse com o Estado. “É válida toda e qualquer ação educadora, uma vez que precisamos do apoio do Estado para aprimorar nosso conhecimento técnico. Hoje nossos agentes recebem mais embasamento teórico, que certamente reforçará nossas ações no campo”, ressaltou Ana Letícia.

Circuito de Capacitação

O curso de qualificação faz parte de um circuito de capacitações de iniciativa da Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Cássia Soares e do Comitê Técnico Regional de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. O circuito de capacitações será realizado nos 35 municípios que compõe a Regional de Saúde de Cel. Fabriciano entre os meses de setembro e outubro, comtemplando aproximadamente mais de 1.800 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.

O curso tem tido uma grande aceitação entre os agentes, uma vez que, anteriormente, a capacitação visava somente o ACE como o agente principal de combate e prevenção. Hoje, a ideia do curso é qualificar todos os agentes do Programa de Saúde da Família, integrando as ações e ampliando de forma significativamente todo o enfrentamento e controle de endemias.

Por Flávio Samuel