Nessa terça-feira (15/09), teve início na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) a ação educacional “Trabalho e educação em saúde: potencialidades e desafios para preceptoria no Hospital Sofia Feldman". A Diretora geral da ESP-MG, Roseni Sena, esteve presente no lançamento da capacitação e lembrou um pouco da história da Instituição.

“É um momento muito emocionante estar com todos da equipe do Sofia Feldman aqui hoje. Esse Hospital surgiu de uma vontade de inovar, romper fronteiras e com certeza foi algo além de seu tempo. É uma história com muitos caminhos percorridos e trabalho conjunto. Essa etapa que se inicia hoje é a construção de uma grande proposta. Vocês são o trabalho vivo do Sofia Fieldman e desejo que, por meio desse curso, vocês se tornem melhores profissionais e também melhores na vida pessoal”, disse. 

A ação educacional é uma parceria da ESP-MG com o Hospital Sofia Feldman e tem o objetivo de qualificar os preceptores dos programas de residência do hospital no âmbito da educação permanente em saúde. 

Crédito: Divulgação ESP

O Diretor Administrativo do Hospital, Ivo de Oliveira, agradeceu o apoio e parceria da ESP-MG na realização da atividade, que reforça a saúde pública dentro do hospital. “Buscamos formação multiprofissional e sempre lutando por uma saúde pública digna para a mulher e, assim, garantir o futuro de nossa nação e chegar a um mundo melhor. Essa luta agora é também dessa nova geração que atua em nosso Hospital, e ressaltamos que a luta pela mulher brasileira deve ser incansável”, reforçou. 

Para a Diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Sofia Feldman, Lelia Maria Madeira, o curso foi um grande desafio e, por isso, o empenho de todos os envolvidos foi essencial. “Acredito muito nesse caminho de associação e diálogo para fortalecer as ações. Esse grupo que inicia hoje essa capacitação tem uma grande responsabilidade e tenho certeza de que acreditam nessa causa, assim lembro que é preciso fazer o melhor naquilo que acreditamos”, pontuou.

Exposição 

Após a aula inaugural no auditório, as participantes do curso visitaram a exposição organizada pela Escola sobre as ações do Hospital, para um (re)conhecimento das alunas sobre o trabalho no Hospital Sofia Feldman.

A capacitação 

A proposta educacional do curso foi elaborada pelo Núcleo de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (NAPVS), pelo Núcleo de Educação Profissional em Saúde (NEPS) e com o apoio da Superintendência de Educação da ESP-MG, juntamente com os profissionais da equipe de ensino e pesquisa do Hospital Sofia Feldman. 

Inicialmente, serão formadas duas turmas, totalizando 52 profissionais de saúde capacitados em 36horas de curso, dividido em três eixos de discussão: trabalho e educação em saúde; o exercício da preceptoria e recursos didático-pedagógicos.

 

Por Ricarda Caiafa