O Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de  Uberlândia realizou nesta quarta feira, 02 de setembro, o Seminário Regional de Aleitamento Materno.

O evento contou com a presença da  Profª   Drª  Vânia Olivetti Steffen  Abdallah, chefe do serviço de Neonatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, que dissertou sobre importância do  Aleitamento Materno e sobre as normas e funcionamento do Banco de Leite Humano. Ao mostrar a cartilha com as dicas para a amamentação e o folder da Amamentação no Trabalho, ela ressaltou a importância das empresas apoiarem a amamentação. “Com isso elas estão melhorando os seus processos de trabalho. As  dificuldades para se amamentar no recinto do trabalho no mundo moderno podem ser transpostas. O leite humano, na nutrição infantil, tem a vantagem de oferecer uma dieta balanceada para o desenvolvimento e necessidades da criança, pois ele tem características que não podem ser reproduzidas e ainda oferece proteção contra as infecções como a meningite bacteriana, respiratório, otite média e trato com a gastronomia intestinal, proteção contra a morte súbita, redução da incidência de doenças alérgicas, como asma, dermatite hereditária e eczema, evitar efeitos de longo prazo como a obesidade, diabetes tipo I e II, além de melhorar a qualidade de vida da criança”, destacou a doutora Abdalla.

Crédito: Cássio Machado

O mote da Semana de Aleitamento Materno no Brasil em 2015 é “Para dar certo o compromisso é de todos”, e para falar sobre as dificuldades relacionadas ao aleitamento foi convidada a palestrante Drª  Magda Regina da Silva Moura, e sobre Anatomia da mama, técnicas e fisiologia da amamentação dissertou a Drª Daniela Marques L M Ferreira, ambas pediatras e neonatologistas da Universidade Federal de Uberlândia.

Na opinião da enfermeira da Missão Sal da Terra, que trabalha na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), do bairro São Jorge I, em Uberlândia, Helaine A. Faria Nunes, a escolha do tema do seminário foi muito apropriada devido ao momento em que a sociedade presencia o acolhimento das mães que terminaram o período de licença maternidade e necessitam retornar ao trabalho. “Os conhecimentos aqui adquiridos proporcionaram uma atualização e principalmente  segurança para apoiar estas mães trabalhadoras. Parabéns aos organizadores e as expositoras que são altamente gabaritadas, transmitindo-nos amor à causa”, ressaltou Helaine.

Já para Geórgia Santos, enfermeira da UBSF do bairro Jaraguá, em Uberlândia, a discussão acerca do estímulo ao aleitamento materno é sempre pertinente, enriquecedora e fundamental para a disseminação do conhecimento e reciclagem dos profissionais de saúde. “Seminários como o que aconteceu hoje nos remete à importância do constante aprendizado e do quanto o aleitamento materno tem o poder de transformar e salvar vidas”, afirmou Geórgia.

E para a também enfermeira Cíntia Rosa da UBSF do Morumbi I, de Uberlândia, o seminário bombou. “Poder discutir o Aleitamento Materno é um ganho da qualidade do atendimento à saúde da mulher e da criança; tendo em vista que protege contra várias doenças fortalecendo o vínculo mãe-filho”, finalizou a enfermeira.

Os trabalhos com sutiãs realizados por alunos de artes e belas-artes da UFU, de artistas renomados de Uberlândia e de servidores da Superintendência foram expostos durante o seminário.

Por Cássio Machado