Até novembro deste ano a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) vai concluir a criação de um grupo coordenador regional de redes de atenção à saúde, visando melhorar os fluxos de atendimento da população. A nova sistemática que está sendo construída com a participação das secretarias municipais de saúde dos 53 municípios que compõem a área de atuação da SRS, envolverá tanto as redes de atenção básica de saúde como, também, os tratamentos de alta complexidade.

A constituição do grupo condutor das redes de atenção à saúde foi anunciada nesta quarta-feira, 26, pelo coordenador do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS, Alfredo Prates Neto, durante a abertura do Seminário “Amamentação e Trabalho: Para dar certo o compromisso é de todos”. O evento foi realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), como parte integrante da Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada na primeira quinzena deste mês. O seminário contou com a participação de representantes da Defensoria Pública, de várias secretarias municipais de saúde, hospitais e unidades básicas de saúde.

Na abertura do seminário Alfredo Prates destacou que a união de esforços entre municípios, Estado e o Ministério da Saúde são fundamentais para reduzir a mortalidade materna e infantil e, nesse contexto, a construção de uma rede integrada de atenção é importante no sentido de garantir às gestantes de alto risco e às crianças o atendimento adequado.

“Os municípios são as instâncias que tem o conhecimento da realidade da assistência à saúde e, por isso, são aliados importantes da Superintendência Regional no sentido de constituirmos uma rede de assistência à população de maneira consistente”, destacou o coordenador.

Por sua vez, a referência técnica da área temática Saúde da Mulher e Criança da SRS de Montes Claros, Helen Regina Pinheiro Rodrigues destacou que a Campanha Mundial de Aleitamento Materno tem por objetivo identificar ações estratégicas propositivas com vistas a garantir às mães que trabalham condições adequadas para amamentar seus filhos. Nesse contexto, tendo como meta prioritária a redução da mortalidade materna e infantil, Helen Rodrigues lembrou que a conscientização das mães precisa começar desde o pré-natal e continua após a realização do parto.

“Diante de várias atividades desenvolvidas pela mulher na sociedade, as evidências científicas apontam para uma maior prevalência do desmane precoce na mulher com trabalho informal. Isso justifica a necessidade de se garantir ações que visem à promoção, apoio e proteção ao aleitamento materno na atenção primária à saúde, hospitais, centros especializados e população em geral”, advertiu a referência técnica da SRS.

Benefícios

Ao ministrar palestra tendo como tema “Aleitamento Materno: o real, o possível e o papel de todos nós”, o médico pediatra, Antônio Prates Caldeira reforçou a importância do aleitamento materno no sentido de garantir uma boa saúde para as crianças e, também, a constituição de vínculos entre mães e filhos.

“O leite materno funciona como um primeiro instrumento de defesa e proteção das crianças e, também se constitui num importante fator de prevenção contra a obesidade. O leite artificial introduzido na alimentação das crianças não traz os mesmos benefícios e, inclusive, se constitui num encargo financeiro para as famílias que tem como principal fonte de renda o salário mínimo”, observou o pediatra.

Antônio Prates lembrou que no Norte de Minas já existem várias experiências positivas de incentivo ao aleitamento materno e que devem servir de exemplo para as mais diversas instituições que compõem a rede de atenção à saúde. O médico alertou que ao contrário de outras épocas, atualmente o aleitamento materno não se constitui numa prática socialmente natural porque a mulher vem obtendo várias conquistas no mundo do trabalho. Por esse motivo, as campanhas de incentivo ao aleitamento e a propagação de experiências exitosas se constituem em fatores importantes para a melhoria da qualidade de vida das crianças e, também das mães.

O Seminário “Amentação e Trabalho” abordou vários outros temas, entre eles: Rede Cegonha; Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil; o estímulo à amamentação na atenção primária; a mulher trabalhadora no cenário atual e amamentação; desafios na lactação do bebê prematuro e o trabalho do Banco de Leite Humano mantido pelo Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros.

Por Pedro Ricardo Costa