A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) já iniciou a mobilização das secretarias municipais de saúde de 53 municípios da sua área de abrangência, com vistas à realização da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o papilonovírus humano (HPV) subtipos 6, 11, 16 e 18. O objetivo é reforçar as ações de prevenção do câncer do colo do útero, doença que representa a terceira maior causa de morte por neoplasias entre mulheres brasileiras. A segunda etapa da vacina do ano 2015 será realizada em todo o país entre os dias 10 e 30 de setembro.

Crédito: Frabrícia Andrade

Nos 53 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros a estimativa é que 28 mil meninas com idade entre 9 a 11 anos sejam vacinadas. Nesta segunda etapa de vacinação estão sendo incorporadas como grupo alvo da campanha mulheres com idade entre 14 e 26 anos que convivem com o vírus HIV. A inclusão desse grupo de pessoas na campanha de vacinação leva em conta que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

A Superintendência Regional de Saúde já enviou comunicado a todas as secretarias municipais de saúde informando sobre a disponibilidade de vacinas a serem distribuídas para os municípios. As secretarias municipais de saúde deverão enviar ao setor de imunização da SRS pessoa habilitada para o transporte das vacinas em caixas adequadas. Cada município deverá apresentar formulário com pedido da vacina.

A vacina contra o HPV foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade. Em março deste ano foi iniciada a primeira fase da vacinação de meninas de 9 a 11 anos e, agora em setembro estas meninas receberão a segunda dose desta vacina, que se encontrará disponível em 36 mil salas de vacina em todo o país.

A coordenadora de imunização da SRS Montes Claros, Josianne Dias Gusmão ressalta que todos os esforços devem ser empreendidos para que altas coberturas vacinais sejam alcançadas, uma vez que a segunda dose da vacina é fundamental para dar continuidade ao esquema da vacina contra o HPV preconizado pelo SUS.

O Ministério da Saúde ressalta que a vacina HPV quadrivalente é segura e os eventos adversos pós-vacinação quando presentes são leves e autolimitados. Eventos adversos graves são muito raros, entretanto quando acontecem necessitam de avaliação e assistência médica imediata e adequada por profissionais devidamente qualificados na rede de serviços do SUS.

A doença

O HPV é um vírus que apresenta mais de 120 genótipos diferentes, sendo 12 deles considerados oncogênicos pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) e associados a neoplasias malignas do trato genital. Os demais subtipos virais estão relacionados a verrugas anogenitais e cutâneas.

O câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar à morte. Estudos mundiais apontam aproximadamente 530 mil casos novos e 265 mil mortes de câncer do colo do útero ao ano, sendo 88% desses óbitos nos países em desenvolvimento. No Brasil o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais. No ano passado as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos, com grandes iniquidades regionais. Para o biênio 2014/2015 a estimativa é do surgimento de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil, dos quais o do colo do útero deverá representar aproximadamente 15 mil casos.

Por Frabrícia Andrade