Nesta última terça- feira (25/08), Montes Claros recebeu a visita da Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Míriam Maria de Souza, e da equipe dela para uma primeira análise da Rede de Atenção à Saúde da Macrorregião junto da Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes e técnicos da SRS.

No período da manhã, a equipe visitou o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), para conhecer a estrutura, além de analisar processos para novos estudos e recebeu da diretoria documentos apresentando demandas prioritárias do hospital. A equipe também foi recebida pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela.

Crédito: Fabrícia Andrade

Em seguida a equipe visitou o Hospital Aroldo Tourinho (HAT), com atenção para a movimentação do pronto-socorro e maternidade; também estiveram na Santa Casa de Montes Claros. “Queremos conhecer de perto a realidade da Saúde no norte de Minas, ouvir os gestores hospitalares, técnicos e conseguir através da análise mais detalhada, desenvolver ações para que os hospitais trabalhem em rede e com mais benefícios no atendimento ao usuário”, disse a subsecretária.

No período da tarde foi à vez de ouvir alguns gestores municipais de saúde das microrregiões de saúde de Salinas e Brasília de Minas, que solicitaram reunião com a subsecretária para expor a situação dos hospitais regionais. O Secretário Municipal de Capitão Enéas, Alder destacou as dificuldades do funcionamento do hospital da cidade e pediu mais recursos para evitar a paralisação das atividades.

O Diretor Estadual de Políticas e Gestão Hospitalar, Danilo Borges Matias falou sobre a importância da integração dos hospitais na rede. “Esse primeiro contato com os gestores é muito importante para a elaboração de um diagnóstico para que os hospitais sejam sustentáveis e resolutivos. Não podemos pensar e agir separadamente. Temos que encontrar o funcionamento dentro da rede hospitalar sendo um complemento do outro”.

A subsecretária pretende visitar todos os hospitais da região e em breve vai retornar a cidade para cumprir agenda com apoio da superintendência. “Estamos contando com a participação de todos para reconstruir a rede de atenção a saúde da macronorte e a SRS tem um papel fundamental nesse processo de redefinir e fortalecer a rede”.

SAMU

A equipe visitou a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Macronorte e participou de reunião com a diretoria e a Coordenadora Estadual da Urgência e Emergência, Luciana Felisberto, o diretor do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, o diretor Executivo do CISRUN, Patrick Warner Murta Martins e referencias municipais de urgência e emergência.

A coordenadora Científica do Projeto Minas Telecárdio II, Milena Soriano Marcolino apresentou os avanços do projeto desenvolvido em parceria com a Rede de Teleassistência de Minas Gerais e apoiada pela SRS. O projeto Minas Telecárdio II faz parte da estratégia do Governo Estadual de implantação das redes de atenção à saúde, capazes de responder às condições agudas e crônicas e foi implantado em Montes Claros em maio de 2014.

O coordenador médico do SAMU, Ênios Freire Versiane apresentou a estrutura do SAMU na região, e também as principais dificuldades para o atendimento.

Rede Cegonha

A Coordenadora da Rede Cegonha, Ana Cardoso se reuniu com o coordenador do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Alfredo Prates Neto e as referências em Saúde da Mulher e Criança. “Esse encontro tem o objetivo de conhecer melhor a Rede Cegonha, ver como foram utilizados os investimentos e também a incentivar os grupos a desenvolver os pólos peri-natais, que na verdade são a grande arena de negociação entre os diversos atores envolvidos na atenção Peri-natal. Já estamos com uma agenda para iniciar os pólos e começar a discussão do funcionamento da rede mais regular e com participação dos gestores, usuários e prestadores”, completou Ana Cardoso.

A Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes acrescentou que tem realizado oficinas de diagnóstico com os municípios sob jurisdição da SRS e que a visita da Subsecretária vem fortalecer essas ações. “Temos procurado trabalhar com a postura do governo de Minas que é ‘ouvir para governar’ e fazer a reestruturação na rede de atenção a saúde com participação de todos de forma transparente e resolutiva para que o usuário seja atendido com o respeito e a qualidade que merece”.

Por Fabrícia Andrade