De 1º a 04 de setembro, acontece em Belo Horizonte, no Expominas, a 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais (8ª CESMG), que terá como tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o mesmo que será trabalhado na 15ª Conferência Nacional de Saúde.

O objetivo da Conferência Estadual de Saúde, conforme seu regimento, é analisar as propostas e prioridades da saúde em âmbito estadual e nacional provenientes das Conferências Municipais; formular diretrizes para a saúde nas esferas Estadual e Nacional; e elaborar Relatório final da Etapa Estadual, dentro dos prazos previstos pelo Regimento.  Serão discutidos em painéis e mesas redondas os seguintes eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas democráticas e populares do Estado.

Além desses objetivos, a 8ª CESMG terá um diferencial: a inclusão de atores que nunca foram contemplados nas versões anteriores, como, por exemplo, os grupos étnicos e movimentos sociais, como indígenas, quilombolas, populações itinerantes, LGBT’s, dentre outros grupos.

Crédito: Claudia Daniel.

Cerca de 530 municípios mineiros garantiram presença com a realização de conferências municipais de saúde, onde foram retiradas as propostas que vieram para a etapa estadual e, posteriormente, se aprovadas, encaminhadas para a etapa nacional – a 15ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para os dias 1º a 4 de dezembro, em Brasília.

Para a Ouvidora de Saúde e uma das organizadoras da Conferência, Conceição Rezende, o SUS é a política social mais inclusiva do País e, por isso, deve se aprimorar para entender e atender às demandas e particularidades de cada classe e grupo representativos. “É preciso trazer para essa discussão de política de saúde no País todas as facetas da nossa sociedade para, efetivamente, representá-la, com suas diferenças étnicas, de orientação de gênero e sexual, religiosa e tantas outras. Esse é o momento para refletir se os conselhos de saúde estão mesmo representando a sociedade”, ressalta.

Conferencinha

Em paralelo à 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, vai acontecer a “1ª Conferencinha de Saúde de Minas Gerais”, atividade em que as crianças de 07 a 12 anos, filhas e filhos de participantes da Conferência terão a oportunidade de aprender, por meio de atividades lúdicas e divertidas, noções sobre controle social e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Já para as crianças menores, haverá um ambiente específico onde elas serão acompanhadas por monitores.

Além da “Conferencinha” - nas quais os filhos dos participantes serão estimulados a refletir sobre Saúde por meio de livros de colorir especialmente preparados por uma equipe multidisciplinar -, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) será um instrumento para assegurar a participação dos debatedores com deficiência auditiva.

O resultado da participação das crianças será incluído no relatório final da conferência. A programação oficial contará com painéis, mesas redondas e atrações culturais. Ao final do evento, 236 delegados serão escolhidos para representar Minas Gerais na 15ª CNS, marcada para 1º a 4 de dezembro em Brasília.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres. Conselheiros de saúde, representantes da sociedade civil organizada, gestores da saúde pública, prestadores de serviço e usuários do sistema participam das discussões em todo o país. Para a etapa nacional, em Brasília, é esperada a participação de 4.322 pessoas, sendo 3.248 delegados eleitos nas conferências estaduais, mais 976 convidados.

» Clique aqui e confira a programação da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais.

» Saiba mais sobre o SUS e o Controle Social emwww.saude.mg.gov.br/sus

Serviço:

8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais

Tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

Data: 1º a 04 de setembro de 2015

Horário: 18h (terça) e 8h30 às 21h (quarta a sexta)

Local: Expominas- Avenida Amazonas 6030, Gameleira, Belo Horizonte (MG)

Atendimento à Imprensa