Acontece no próximo sábado, 22/08, a Plenária Estadual de Entidades, Movimentos Sociais, Sindicais e Populares de Minas Gerais, etapa da 8ª Conferência Estadual de Saúde (CESMG). A plenária acontece das 8 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia, Belo Horizonte).

A iniciativa é inovadora nas Conferências de Saúde e busca assegurar a participação de novos e diferentes atores sociais na 8ª CESMG. Assim como nas etapas municipais, também irá discutir os eixos temáticos estabelecidos pela 15ª Conferência Nacional de Saúde, elaborando propostas que reflitam as demandas dos movimentos sociais, especialmente a dificuldade de acesso aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Plenária também serão indicados nomes para preencher as vagas de delegadas e delegados, que serão referendados pelo Conselho Estadual de Saúde na reunião extraordinária do dia 24 de agosto.

A Plenária irá reunir participantes que representam os 16 territórios de desenvolvimento do Estado, incluindo as Regiões Ampliadas de Saúde. As entidades sediadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e que tem representatividade regional, estadual ou federal também foram convidadas a participar.

Os territórios terão que observar os critérios de inclusão e equidade previstos no Regulamento, como:

  • Gênero, identidade de gênero e diversidade sexual;
  • Étnico raciais (populações negra, indígena e comunidades originárias e tradicionais);
  • Trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade;
  • Jovens, idosas e idosos;
  • Pessoas com deficiência e com necessidades especiais, patologias e doenças raras ou negligenciadas.Lembrando, ainda, que o conjunto deve assegurar o mínimo de 50% de mulheres em cada delegação.

Regulamento

- Confira aqui o regulamento e a programação da Plenária.

 

Por Jornalismo SES-MG