A Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (SRS-Alfenas) promoveu ontem (18/08) o seminário Amamentação e trabalho: para dar certo o compromisso é de todos”. O objetivo do encontro foi sensibilizar profissionais de saúde sobre a importância de incentivar a amamentação para garantir um desenvolvimento saudável do bebê.

Crédito: Marivalda Cezário

O médico ginecologista, Cláudio de Lima Alves, esclareceu que a licença maternidade de 120 dias é um direito garantido à mãe pela Constituição Federal. “A mulher pode usufruir a licença partir da 36ª semana de gestação. Esse direito é importante para que a mulher esteja em condições de oferecer o leite materno em demanda livre para o seu bebê. Empresas e instituições devem ser sensibilizadas para permitir que após esse período o horário seja flexibilizado para que a amamentação possa ser continuada”, disse.

Para a coordenadora de Vigilância Sanitária da SRS, Waldete Brandão, “mesmo com tantas dificuldades enfrentada pela mulher no mercado de trabalho, a amamentação é um direito que está protegido pela lei, então a mãe pode solicitar um horário para garantir a amamentação”.

Magda Araújo, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária, ressaltou que aleitamento materno além de ser a melhor alimentação para o bebê é também “a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto e proteção para a criança”.

Como produto final do seminário, os profissionais participantes desenvolveram um plano de ação para ser aplicado nos municípios, abordando três eixos: atenção básica, proteção e promoção à amamentação.

Por Crédito: Marivalda Cezário