A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) promovem, na próxima segunda-feira (10/08), o Seminário Amamentação e Trabalho: para dar certo o compromisso é de todos, que será realizado na Maternidade Odete Valadares (MOV). O evento é direcionado para profissionais que são referências técnicas em aleitamento materno dos Hospitais Amigos da Criança no estado e faz parte das ações realizadas durante a 24º Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM)

A SMAM faz parte do calendário mundial da saúde e é voltada para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. O objetivo da iniciativa é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação, sendo celebrada anualmente no período de 1 a 8 de agosto. 

A cada ano, a SMAM estabelece um tema de importância para ser discutido e em 2015, os trabalhos estão direcionados no apoio à amamentação das mulheres que trabalham, buscando envolver toda a sociedade neste compromisso. “Informar sobre os avanços no direito de proteção à maternidade está entre os objetivos da semana este ano”, destaca Maria Isabela Vieira, enfermeira e referência técnica da SES-MG. “Este trabalho pretende aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação e reforçar a ação dos empregadores para facilitar a amamentação”, complementa. 

Arte: Cláudia Daniel

Para viabilizar estas ações, os profissionais que participam da 24ª SMAM irão abordar a necessidade de investir na conquista dos direitos para a mulher trabalhadora que amamenta, por meio da extensão da licença maternidade, criação de creches e de salas de apoio à amamentação. De acordo com Maria Isabela, as salas de apoio à amamentação são locais destinados à retirada e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho para que seja oferecido à criança em outro momento, melhorando as condições na prática do aleitamento materno.

Melhor alimento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o leite materno como o melhor alimento exclusivo para o bebê nos primeiros seis meses de vida, por possuir todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. O aleitamento materno também estabelece e reforça a ligação emocional com o bebê, aumentando a sensação de bem-estar e segurança. De acordo com e enfermeira Maria Isabela, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida poderia evitar 1,3 millhão de mortes por ano em crianças menores de um ano. 

A amamentação diminui os riscos de doenças crônicas, protegendo o bebê contra infecções respiratórias, diarreias e outras doenças como diabetes, asma e obesidade. Além disso, influencia na saúde da mãe diminuindo a incidência de hemorragias pós-parto, anemias, no retorno do útero ao tamanho normal e na prevenção do câncer de mama.

Data: 10/08/2015
Horário: 8h às 17h
Local: Maternidade Odete Valadares (MOV)
Endereço: Avenida do Contorno, nº 9494, bairro Prado, BH.

» Clique aqui e confira a programação.

Por Jornalismo SES-MG