A cidade de Romaria, que pertence à jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS Uberlândia), realizou entre os dias 10 e 17 de julho a busca ativa das cidadãs do município para realizarem o exame preventivo do câncer de colo de útero, o Papanicolau. A iniciativa municipal visou reduzir a demanda reprimida pelo exame, antecipando o período da Festa de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja (1º a 15 de agosto), observando-se também a importância dos sistemas de informação, onde avalia-se o serviço, o programa e a rede, com planejamento, organização, capacitação, padronização dos laudos (encontra-se a comparabilidade de resultados temporal e espacialmente) e a identificação e acompanhamento das mulheres com exames alterados. Ao todo foram realizados cerca de cem procedimentos.

Cássio Machado

Com o aumento em até 100 vezes o número de pessoas na cidade de Romaria durante a Festa de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja (1º a 15 de agosto), somada à demanda reprimida, a Secretaria Municipal pactuou com o município de Monte Carmelo a realização dos exames. São iniciativas que ampliam a regionalização e a rede de atenção à saúde da mulher, afirmou o superintendente da Regional de Saúde de Uberlândia, Almir Fontes. “Ações como a de Romaria fortalecem a atenção primária, prevenindo precocemente a doença”.

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, presumidamente através de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer por meio do contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

Na opinião da ginecologista Cristiene Mundim Cobucci, que além de Romaria atende os municípios de Monte Carmelo, Grupiara e Cascalho Rico, houve um aumento das mulheres da região na busca pelo serviço. “A boa saúde começa com a prevenção. Daí a importância dessa ação aqui no município”, destacou Cobucci.

Para a secretária municipal de Saúde de Romaria, Francisca Oliveira de Magalhães, a ação diminui especialmente a demanda do município pelo Papanicolau. “Primeiro, alertamos todas as nossas mulheres sobre a importância de se fazer o exame preventivo. Depois, o fato da pessoa que realiza os exames ser uma médica, gera mais confiança e maior procura pela população feminina rural, que geralmente é bastante recatada. Elas se sentem mais à vontade para realizá-lo”, afirmou a secretária.

A usuária do serviço, estudante de psicologia, vereadora e integrante do Conselho Municipal de Saúde, Simone da Silva Ribeiro, destacou a importância da ação. “Sou uma representante do povo e estou aqui também para abraçar esta causa, realizar meu exame e mostrar a importância dele ser realizado pelo SUS – Sistema Único de Saúde” finalizou a vereadora.

Festividades

Situada em Romaria (MG), com cerca de 3.700 habitantes, o santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja possui uma maravilhosa imagem que foi encomendada de Portugal. Ela é motivo de adoração e devoção dos Romeiros que caminham de diversas cidades de toda a região para Romaria na festa da padroeira. A expectativa para a peregrinação de 2015, que tem o seu início no próximo dia 1º de agosto e término das festividades com a coroação da imagem no dia 15, é a concentração de mais de 400 mil pessoas no santuário.

Por Cássio Machado