Aconteceu na última sexta-feira (03/07) no município de Ladainha, a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento teve como tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro” e contou com vários segmentos da sociedade do município.

Crédito: Augusto do Monte

O Prefeito de Ladainha, Walid Nedir Oliveira, destacou a importância de realizar a 5ª Conferência Municipal de Saúde, pois é o momento de todos exporem o que foi conquistado, quais são as dificuldades e quais informações que precisam ser levadas ao conhecimento do cidadão sobre o que está acontecendo no município a respeito da saúde. “Sem a participação da população, você não administra, temos que saber o que a população quer, para que possamos nos adaptar. A saúde se faz com o povo e para o povo”, afirmou.

Para a Presidente do Conselho de Saúde de Ladainha, Luciana Neri Andrade, a participação da população é muito importante, pois ela contribui para a melhoria da qualidade da saúde do município. De acordo com a Referência Técnica da Saúde da Mulher e da Criança da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Ana Luiza Pinheiro, que também foi uma das palestrantes, “é muito importante a representação da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni nessas discussões, uma vez que são nesses espaços que viabilizamos o Controle Social e a participação social no direito à saúde do cidadão. Também são nesses espaços que podemos discutir tanto a atenção secundária, quanto da atenção primária”, completou Ana Luiza Pinheiro.

“Esta é uma oportunidade coletiva de sentarmos com a população, entender e discutir junto o que está certo, o que está errado, o que pode ser feito para modificar e construir juntos o futuro da saúde do nosso município”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde de Ladainha, Renata Pena Santos.

Por Lineu Cardoso