Conhecer como o município tem trabalhado com o apoio diagnóstico, organização da Assistência e classificação de risco às pessoas com doenças crônicas (principalmente diabetes e hipertensos). Foi com este objetivo que técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo visitaram na quinta-feira, 02 de julho, o Centro Integrado de Referência Secundária Viva Vida/Hiperdia de Santo Antônio do Monte (CRSVVH).

Os profissionais tiveram acesso à história do centro, os Serviços prestados, os projetos desenvolvidos e como o Centro integrado de Santo Antônio do Monte está inserido na rede Atenção à saúde da mulher da Criança e às pessoas portadoras de doenças crônicas.  A coordenadora Assistencial do Centro, Priscila Rabelo, apresentou também fluxo de atendimento, programação e governança das Redes de Atenção à Saúde, importância da Atenção Primária como norteadora da rede. “Buscamos evitar a agudização desse paciente crônico. Nós não somos um centro que está competitivo, mas de apoio à Atenção primária. A proposta foi conceber este Centro como parte integrada da atenção à saúde”, destacou a Coordenadora.

A troca de experiências teve como finalidade mostrar exemplos que possam melhorar o acesso aos serviços de saúde. A Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Mirian Márcia Souza, disse que uma das diretrizes é ter a Atenção Primária como ordenadora do cuidado com o usuário. “E esse modelo tem sido aplicado aqui no Centro, o que mostra que é possível  acontecer”, ponderou a Subsecretária. “É importante mostrar um serviço que é de excelência na Atenção Secundária para outros municípios e Estados”, acrescentou a Superintendente da Regional de Saúde de Divinópolis, Gláucia Sbampato. “É uma oportunidade de inovar e disseminar essa experiência para todo o Brasil”, pontuou o Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso.  É uma forma de repetir essas experiências para melhorar à Assistência dos usuários com doenças crônicas, ressaltou o Secretário Adjunto da SES-SP, Wilson Pollara.

No final, a comitiva pôde conhecer as instalações do CRSVVH de Santo Antônio do Monte.   As salas do projeto “Nascer feliz”, a fisioterapia, nutricionista, psicóloga, Pé feliz  (tratamento do Pé diabético), pediatria e a plantação de plantas medicinais (o Projeto chaúde) foram apresentadas ao técnicos de São Paulo.

O Laboratório de Inovações de Atenção às Condições Crônicas

O Laboratório de Inovações de Atenção às Condições Crônicas (LIACC)tem como meta gerar inovação através de pesquisas avaliativas e produzir evidências que originem resultados positivos à população no tratamento de doenças como diabetes e hipertensão. O trabalho consiste na realização de pesquisas  e utilização de novas técnicas juntamente à Atenção primária articulando-as com a atenção Secundária e Vigilância em Saúde.  “ O laboratório de inovações às Doenças Crônicas foi um desafio enorme e o Estado nos escolheu pela nossa Série históricas. Nós temos dados que mostram o quanto a prevenção diminui o custo de amputação”, disse o médico e diretor técnico, Wilmar Oliveira.

A prevenção evita o agravamento dos problemas de saúde e pode  mudar a vida e a história dos pacientes, como  a vida do senhor José Eustáquio de Rezende, 65 anos, morador de Arcos. “Eu tenho diabetes,  problema de coração e sou hipertenso e quando cheguei aqui, nem conseguia andar.  Mas hoje, só tenho a agradecer pela melhoria da minha saúde”, disse o aposentado José Eustáquio.

Por Willian Pacheco