As referências em Educação em Saúde e Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Iara Irma e Sara Braga, foram convidadas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), unidade de Frutal, para conversaram nesta quinta-feira (25/06) sobre dengue com técnicos de 14 municípios. As cidades da área de abrangência da COPASA Frutal abrangem as regiões de saúde de Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba.

Ferramentas de mobilização social, combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, sintomas e sinais de alarme da doença e o número de casos na região e no estado foram abordados durante o curso de capacitação para a Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA) da instituição.

O analista administrativo, João Batista de Sousa, responsável pelo treinamento, explica que “durante as constantes vistorias de rotina dos profissionais às dependências da COPASA em cada município, situações de risco para a dengue possivelmente são encontradas, são tratadas ou repassadas ao órgão para providências”.

Ele afirma ainda que “a dengue é uma situação que precisa ser combatida e a COPASA tem um compromisso de parceria com o Estado de Minas Gerais em relação a isso. Nós eliminamos focos durante todo o ano, inclusive no inverno. Além disso, somos parceiros em eventos e ações de prevenção promovidas pela sociedade e pelo próprio estado”.

Número de casos de Dengue confirmados em 2015 em:

  • Minas Gerais 64.767
  • SRS Uberaba – 3.106
  • Município de Uberaba – 445
  • Município de Frutal – 127

Por Jornalismo SES