Em maio de 2015 foram contabilizadas 196 ações de mobilização realizadas pelos Núcleos Municipais, sendo 152 referentes ao Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue e 44 ações referentes ao Programa Viva Vida. Isso vem comprovar que a rede estadual em questão é atuante e promove a integração da Regional de Saúde com seus respectivos municípios.

Só no mês de maio foram criados mais 10 novos Núcleos de Mobilização Social.

Crédito: Ana Rita Fernandes

Da Regional de Juiz de Fora, os municípios de Aracitaba, Ewbank da Câmara, Arantina, Lima Duarte, Maripá de Minas e Rio Novo, da Regional de Governador Valadares, o município de Mathias Lobato, da Regional de Montes Claros, o município de Curral de Dentro, da Regional de Pirapora, o município de Buritizeiro e da Regional de Teófilo Otoni, o município de Ouro Verde de Minas passaram a relatar ações específicas para sensibilizar a sociedade em questões relativas ao combate à dengue e para a redução da mortalidade materna e infantil.

Exemplificando, o Núcleo Municipal de Mobilização Social do município de Matias Barbosa, participante da Regional de Saúde de Juiz de Fora, em parceria com a Vigilância em Saúde e a Secretaria municipal de educação, promoveu, junto à comunidade escolar, uma mobilização para a prevenção da Dengue e da Chikungunya, durante todo o mês de maio.

Os alunos da escola Orlinda de Albuquerque Castro, por exemplo, após estudarem o ciclo do mosquito da Dengue em sala de aula, confeccionaram cartazes, poesias e informativos sobre como evitar a doença. A ideia foi promover a discussão sobre o tema, visando a mudança de hábitos necessária, de forma a impedir a proliferação dos criadouros do Aedes aegypti e multiplicar o assunto pelo município.

O Núcleo Municipal de Mobilização Social de Matias Barbosa assegura que pretende reeditar esta e outras ações em todos os meses do ano de 2015, exceto no período de férias escolares, e com isso, ajudar a formar uma barreira para impedir a transmissão da dengue.

Atualmente a Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde conta com 587 Núcleos Municipais de Mobilização Social, conforme dados extraídos do sistema CRM.

Por Ana Rita Fernandes