Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, vários municípios da Região Ampliada do Triângulo Norte realizaram eventos relativos à temática.

Com o mote “Ser normal é ser do meu jeito. Loucura é você não me aceitar”, instituições ligadas à Luta Antimanicomial em Uberlândia, como a Prefeitura, a Fundação Saúde de Uberlândia (Fundasus) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizaram uma variada e extensa programação, que ocorreu entre os dias 18 a 22 de maio.

A abertura oficial da Semana da Luta Antimanicomial ocorreu em Uberlândia e contou com a presença do Superintendente Regional de Saúde de Uberlândia, Almir Fontes e da referência técnica em Saúde Mental da SRS Uberlândia, a psicóloga Maria Lúcia dos Reis. Segundo a psicóloga, a Semana da Luta Antimanicomial é um marco importante para a Rede de Atenção Psicossocial, pois na oportunidade há ampla discussão sobre a atenção ao portador de sofrimento mental e das necessidades dos usuários de álcool e outras drogas. Esses atendimentos  devem ocorrer em serviços abertos, integrados na Rede. “Os diferentes eventos contaram com a participação ativa dos usuários destes serviços com apresentações teatrais, musicais, participação em mesa redonda, mostrando a sua capacidade de convivência e integração social”, destacou Maria Lúcia.

Crédito: Cássio Machado

Apresentações culturais, exposição de arte, exibição do documentário “Hiato”, apresentação de dança e performance, oficinas como a de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil e as Experiências Locais no Cuidado: tecendo redes, além de atividades de encaminhamento com o estudo dos principais pontos e recomendações dos Fóruns Nacionais Infanto-Juvenis entre 2005 e 2012 e a votação da proposta de cronograma do Fórum Local permanente desta Atenção Psicossocial do público infanto-juvenil fizeram parte da programação semanal.

O Hospital de Clínicas da UFU trabalhou com o tema “pelo direito de existir” durante a Campanha de Sensibilização da Saúde Mental, apresentando a exibindo vídeo e realizando caminhada pelo hospital na qual foram distribuídos rosas e panfletos inerentes à temática para o público interno (funcionários, pacientes em geral, familiares, diretores etc.) que desdobraram-se na campanha “vista a camisa” .

Em Araguari, os trabalhos realizados pelos usuários do NASM – Núcleo de Atenção à Saúde Mental, do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Adulto e do CAD – Centro de Atenção ao Dependente Químico foram expostos na Casa da Cultura do município, nos dias 21 e 22 de maio.  São peças artesanais, a grande maioria feita com material reciclável, como por exemplo: puffs, tapetes, toalhas, lenços, forro de mesa, panos de prato, pinturas, trabalhos em garrafas, madeira e pastilhas.

Na opinião da secretária municipal de saúde, Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues, os trabalhos refletem a inclusão social do usuário participante na sociedade. “O acompanhamento, a admissão dos profissionais, a terapia e o uso dos medicamentos são etapas de uma rede de saúde mental articulada em Araguari”, salientou a secretária.

Para a coordenadora municipal de Saúde Menta, Lúcia Santos Coelho, as conquistas e os avanços são medidos passo a passo. “Tem um valor muito grande quando os pacientes estão conquistando o espaço de sua reinserção social”, observou ela.

O usuário dos serviços do CAD, Roberto Luiz de Freitas, conhecido como “Bam Bam” tem 50 anos e procurou há cinco anos, o Projeto de Redução de Danos. “Existe um alto índice de usuários de drogas injetáveis na cidade. Realizar os trabalhos é motivo de superação para mim. Desde que procurei este setor estou limpo e procuro ajudar os outros colegas que chegam aqui precisando no mínimo de uma orientação”, afirmou Roberto.

Em Patrocínio todas as atividades foram desenvolvidas no dia 18, nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, nos CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e CAPS AD – Centro de Atenção de Psicossocial Adulto, nos Centros de Referência – CRAS e CREAS - sobre o tema “Saúde Mental, um diretos de todos”. Dentre as atividades houve a apresentação de documentário, apresentação de danças, coral de pacientes, teatro, mesa redonda, apresentação de trabalhos artísticos, dinâmica de integração desenvolvida pelo curso de Educação Física com apoio dos cursos de Psicologia e Enfermagem da UNICERP – Universidade do Cerrado de Patrocínio, e palestra sobre a discussão da luta antimanicomial na atualidade, promovida pela referência técnica da SRS Uberlândia em Saúde Mental, a psicóloga Maria Lúcia dos Reis.

Em Ituiutaba, onde a programação estendeu-se do dia 12 ao dia 18 a psicóloga Magda Lúcia Diniz e a representante da Coordenação Estadual de Saúde Mental da SES-MG, Sílvia Rocha, que falaram sobre as conquistas, os impasses e os desafios na área de saúde mental no Estado de Minas Gerais, e também a psicóloga Maria Lúcia dos Reis, referência técnica da SRS Uberlândia, que explanou aos presentes sobre a Rede de Atenção Psicossocial do Estado.

Por Cássio Machado