Com o objetivo de ressaltar para as referências municipais de mobilização social a importância da reciclagem para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti e o passo a passo de como reciclar garrafas pets e latinhas para a produção de puffs e porta lápis, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG),  realizou no dia 28 de maio, em Pedra Azul, a 2ª oficina de reciclagem. O evento contou com a participação dos municípios de Almenara, Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre, Divisópolis, Itinga, Felisburgo, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Palmópolis,Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim e Salto da Divisa.

Crédito: Allan Campos

A jornalista e referência de mobilização social da SES-MG, Ana Rita Fernandes, destacou que a Regional de Saúde de Pedra Azul é a primeira a receber o novo formato da oficina, com a produção de puffs e porta lápis, e que a ação deverá ser replicada em todas as Regionais de Saúde de Minas Gerais. “Nosso projeto de 2015 incluiu, como uma das suas ferramentas, a oficina de artesanato, que está focando nos inservíveis, que são os maiores vilões da dengue. Trabalhamos com três formatos de puffs, o redondo pequeno, que utiliza 14 garrafas, o quadrado, com 18 garrafas, e o modelo redondo com o tamanho maior, onde utilizamos 20 garrafas. A utilização dessas peças recicladas mostram para as pessoas que as peças não servem só de enfeite, mas também  são úteis, como esses puffs, que têm resistência de mais de 300kg”.

A artesã e mobilizadora social, Vanessa Viana, realizou o trabalho de orientação aos municípios e disse se sentir surpreendida com a participação e aceitação dos homens nas atividades realizadas. “No início os rapazes ficavam um pouco resistentes porque achavam que artesanato era coisa de mulher. E realmente eles gostaram muito de fazer e fazem com muito capricho. Às vezes, as pessoas ficam com muita dificuldade para fazer o artesanato e no momento de fazer é que elas descobrem que têm habilidades que antes nem imaginavam possuir”.

A oficina também contou com a colaboração da enfermeira da Atenção Primária da Regional de Pedra Azul, Fernanda Botelho, que ensinou o passo a passo de como fazer a pintura de vitral em vidros, com o objetivo de reutilizar estes materiais, evitando que sejam descartados no lixo. A oficineira da escola Abelhinha Curumim, de Joaíma, Pauliana Pereira, falou do trabalho de realiza de artesanato e reciclagem de materiais. “Trabalhamos com crianças de 9 a 13 anos, ensinando a elas como fazer todo o trabalho de artesanato, da higienização do material até a arte final, em um trabalho que pode ser decorativo, ornamentação ou na reutilização”.

O coordenador de endemias de Jequitinhonha, Josmar Barreto, disse que replicará as oficinas nas escolas e creches do município.  Já o coordenador de endemias de Divisópolis, Márcio Silva, ficou satisfeito com a qualidade do material que conseguiu reciclar. “O que é interessante na oficina é que nos ensina como utilizar esses materiais recicláveis para que possamos eliminar um foco, que são as garrafas pets. Além do mais, o produto final é muito útil, sendo um utensílio que pode ser utilizado nas nossas residências”.

Por Allan Campos