O objetivo de oferecer às mulheres do norte de Minas atendimentos como aferição de pressão arterial, exames de mamografia, dicas de beleza e nutrição

Neste sábado (23/05), será realizado em Montes Claros, o projeto “Mulher Saudável”, que tem o objetivo de oferecer às mulheres do norte de Minas atendimentos como aferição de pressão arterial, exames de mamografia, dicas de beleza e nutrição. O projeto é uma parceria entre o Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher, a Universidade Estadual de Montes Claros, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e a Secretaria Municipal da Saúde de Montes Claros. O evento acontece das 14h às 21h, na Praça dos cinemas, no Montes Claros Shopping.

A enfermeira do Programa Saúde da Mulher do município de Montes Claros, Joice Quadros, fala sobre a importância do incentivo ao parto natural para as famílias. “A assistência ao parto natural é algo de extrema relevância nos dias atuais, principalmente no Brasil, pois o índice de cesarianas é muito alto. Em 1985 a Organização Mundial de Saúde colocou ainda mais em foco o assunto, afirmando que não existe justificativa para que qualquer lugar do mundo tenha uma taxa de cesarianas maior que 10 a 15%. Efetivar ações que promovam o empoderamento das mulheres no que diz respeito ao parto é fazer com que todas conheçam o quanto o parto natural pode ser maravilhoso”, afirma.

Entre os dias 18 e 22 de maio, foi realizada uma exposição de fotos com base nas atividades da Rede Social Parto do Princípio, na Praça Doutor Carlos Versiani, cem Montes Claros. A programação seguinte será nas dependências do Montes Claros Shopping Center, de 23 a 28 de maio e de 29 de maio a 5 de junho, no Ibituruna Shopping.

“Fiquei emocionada com essas imagens que trazem com muita sensibilidade, esse momento tão especial na vida da mulher e de toda a família. Gostei muito”, comentou a secretária Nilde Veloso durante visita à exposição no centro. A Semana Mundial do Respeito ao Nascimento foi criada pelo “European Network of Childbirth Associations” e também visa promover o parto normal respeitoso. No Brasil, é promovida pela Rede Social Parto do Princípio – Mulheres em Rede pela Maternidade Ativa.

Por Bia Fabrícia