Organizado por Denise Valle, Denise Nacif Pimenta e Rivaldo Venâncio da Cunha, o livro analisa a dengue sob a perspectiva de 36 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

O Centro de pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas) e a Editora Fiocruz promoveram nesta quinta-feira, 21/05, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o pré-lançamento do livro “Dengue: teorias e práticas”. Organizado por Denise Valle, Denise Nacif Pimenta e Rivaldo Venâncio da Cunha, ele analisa a dengue sob a perspectiva de 36 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (comunicação, epidemiologia, ciências exatas, ciências sociais, etc), já que as pesquisas na área apontam que para o controle da dengue é necessário acionar conhecimentos multidisciplinares.
Crédito: Omar Freire.

Participaram da solenidade, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, a Diretora do centro de pesquisas René Rachou, Zélia Profeta, a Diretora da Escola de Saúde Pública, Roseli Sena e técnicos e servidores da Fiocruz, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Escola de Saúde Pública.

O Secretário Estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, destacou o desafio de organizar um livro com essa complexidade e parabenizou os organizadores da obra e também ressaltou a contribuição para o controle da dengue. “Ainda não conseguimos acabar com a dengue, porém temos conseguido enfrentá-la. Este livro representa uma grande contribuição para a saúde pública e esperamos conseguir capitanear o conjunto de informações presentes nesta obra e aplicar na nossa prática cotidiana”.

De acordo com Denise Valle, uma das organizadoras do livro, a dengue é um problema que transcende uma área de conhecimento. Para ela, a dengue representa um problema para a sociedade, mas o país dispõe de muita competência técnica para conseguir lidar com isso. A dificuldade, de acordo com Denise, está na mudança de comportamento das pessoas. “Ter o conhecimento não reflete na mudança do comportamento das pessoas”, disse.

O livro
A obra é bem variada e trata de diversos assuntos que envolvem a doença: histórico; controle químico do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue; desenvolvimento de vacinas; manejo clínico do paciente; participação social no controle da dengue, práticas de comunicação que auxiliam no controle da doença, dentre outros. Mais informações estão disponíveis neste site.

Por Vivian Campos