Considerada um importante problema de saúde no país e que afeta a vida das pessoas, causando, inclusive, um grande impacto no Sistema Único de Saúde (SUS), a dengue ainda é um desafio para os governos e a sociedade. Por outro lado, a pesquisa na área está avançando consideravelmente, exemplo disso é o livro ‘Dengue: teorias e práticas’, da Editora Fiocruz, que será pré- lançado nesta quinta 21/5/15, às 14h, no auditório da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG), em Belo Horizonte. O Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, participa do lançamento.

Divulgação

O livro, organizado por Denise Valle, Denise Nacif Pimenta e Rivaldo Venâncio da Cunhaanalisa a dengue sob a perspectiva de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (comunicação, epidemiologia, ciências exatas, ciências sociais, etc), já que as pesquisas na área apontam que para o controle da dengue é necessário acionar conhecimentos multidisciplinares.  A obra é bem variada e trata de diversos assuntos que envolvem a doença: histórico da doença; controle químico do Aedes aegyptimosquito transmissor da dengue; desenvolvimento de vacinas; manejo clínico do paciente; participação social no controle da dengue, práticas de comunicação que auxiliam no controle da doença, dentre outros.

Local:

Auditório da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – ESP/MG

Av. Augusto de Lima, 2061 (entrada pela Rua Uberaba).
Barro Preto – Belo Horizonte/MG

Mais informações sobre o livro disponíveis em:  http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/dengue-teorias-e-praticas

Por Vivian Campos