Em reunião realizada na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (20/05), o município de Ouro Verde de Minas, localizado na região nordeste do estado, criou o seu Núcleo Municipal de Mobilização Social. O objetivo é reunir vários setores da sociedade e desenvolver ações de mobilização que possam contribuir no combate à dengue no município.

Crédito: Lineu Cardoso

Para André dos Santos de Matos, enfermeiro e coordenador municipal de Vigilância Ambiental de Ouro Verde de Minas, essa conquista é de grande importância para a conscientização da população e para o combate à dengue na região. “O período favorece o aumento das notificações e casos de dengue, é importante unirmos forças para combater esse agravo. Com a criação do Núcleo de Mobilização no nosso município, as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, poderão ser norteadas e o município desenvolvê-las com a participação de toda a comunidade”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ilton Pinheiro, reforçou a importância do trabalho em conjunto.  “Agora iremos unir forças e acreditamos que, por meio do Núcleo de Mobilização Social, poderemos chegar a um ideal, e assim, evitar um número maior de casos de dengue em nosso município”, ressaltou.

Participou do evento representantes de vários segmentos da gestão municipal, representante do Poder Legislativo, da sociedade civil, referência municipal de mobilização social da dengue e técnica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni.

Por Lineu Cardoso