Por intermédio do Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher, a Universidade Estadual de Montes Claros integrará as atividades locais alusivas à Semana Mundial do Respeito ao Nascimento, comemorada em maio. Em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e Secretaria Municipal da Saúde de Montes Claros, que aproveitam a parceria para dar visibilidades ao tema que é também relativo ao Dia internacional da luta pela saúde da mulher e dia nacional da redução da mortalidade materna (data instituída pela lei nº 10456/2002) comemorados no dia 28 de maio de 2015.

Crédito: Divulgação

A enfermeira do Programa Saúde da Mulher do município de Montes Claros, Joice Quadros fala sobre a importância do incentivo ao parto natural para as famílias.  “A assistência ao parto natural é algo de extrema relevância nos dias atuais, principalmente no Brasil, pois o índice de cesarianas é muito alto. Em 1985, a OMS colocou ainda mais em foco no assunto, afirmando que não existe justificativa para que qualquer lugar do mundo tenha uma taxa de cesarianas maior que 10-15%. Efetivar ações que promovam o empoderamento das mulheres no que diz respeito ao parto é fazer com que todas conheçam o quanto o parto natural pode ser maravilhoso”.

Entre os dias 18 e 28/5, será realizada uma exposição de fotos com base nas atividades da Rede Social Parto do Princípio e a primeira intervenção será na Praça Doutor Carlos Versiani, centro da cidade, com abertura no dia 18/05, às 8h e seguirá até o dia 22/5. A programação seguinte será nas dependências do Montes Claros Shopping Center, de 23 a 28/05 e de 29/05 a 5/06, no Ibituruna Shopping.

A Semana Mundial do Respeito ao Nascimento foi criada pelo “European Network of Childbirth Associations” e, a exemplo da Semana Internacional do Aleitamento em Relação à Amamentação, visa promover o parto normal respeitoso. No Brasil, é promovida pela Rede Social Parto do Princípio – Mulheres em Rede pela Maternidade Ativa.

“A comemoração dá espaço e oportunidade em promover ações ao público que evidenciam o parto normal. As imagens [programadas para a exposição] ressaltam a beleza do parto normal, o apoio contínuo à parturiente, o contato pele a pele com o recém-nascido e o empoderamento da parturiente e sua família”, pontua a professora Sibylle Vogt Campos, do departamento de Enfermagem da Unimontes e doutora em Epidemiologia em Saúde Pública.

Além das exposições na Praça e no Shopping, a programação prevê também sessões comentadas do filme “O Renascimento do Parto” em vários pontos de Montes Claros.

Por Fabrícia Andrade