Em 2015, as duas primeiras Unidades de Hidratação do Governo de Minas para pacientes diagnosticados com dengue foram instaladas em Uberlândia, Triângulo Mineiro. Em parceria com a Prefeitura Municipal, a primeira foi montada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Jardim Brasília na quinta-feira (14) e está apoiando a assistência e o fluxo de atendimento dos casos suspeitos de dengue. Todos os pacientes são redirecionados imediatamente e reidratados. A segunda começou a atender nesta sexta-feira (15) na UBSF do bairro Morumbi.

A medida evita que casos graves e óbitos aconteçam em decorrência da doença, além de humanizar o atendimento ao paciente. Na quinta-feira, 52 usuários já foram encaminhados para UBSF Jardim Brasília, que está equipada com dez cadeiras reclináveis com suporte de soro, aparelhos de pressão, medicamentos e insumos para soroterapia.

A enfermeira Vanessa Oliveira e Souza foi remanejada especificamente para a Unidade de Hidratação na UBSF Jardim Brasília. Ela está atendendo diretamente os pacientes que estão chegando das demais unidades de Uberlândia e já percebeu a melhora visível no atendimento, acolhimento e humanização aos usuários. “Aqui, nós conseguimos acolher melhor os pacientes. Eles são imediatamente hidratados. E não são somente os que estão sendo encaminhados para cá que tem um melhor atendimento. Os que vão até as demais unidades de pronto atendimento também, porque diminuiu o fluxo”, explicou.

Crédito: ASCOM Prefeitura de Uberlândia

Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosana Gervásio, A parceria do Estado foi fundamental para melhorar a resolutividade e humanização no atendimento aos pacientes. "Buscamos a qualidade no tratamento oferecido. Estas unidades de hidratação irão reduzir o tempo de espera, melhorar a eficácia e direcionar o paciente ao atendimento adequado", complementou.

Cada Unidade de Hidratação permite o atendimento de uma média de 100 pacientes por dia, entre 07h e 22h de segunda a sexta-feira.

A dengue em Uberlândia

A Prefeitura trabalha em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES – MG) no combate ao Aedes aegypti. Até o final do mês de abril, foram mais de 200 mil casas vistoriadas, 24 mil endereços visitados pelas equipes do bloqueio (UBV leve) e mais de 96 mil pneus coletados. Além disso, o Estado disponibilizou quatro veículos de UBV pesado (fumacê), que passaram por mais de 170 mil imóveis neste período.

Sobre a dengue:

A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Quando o vírus da dengue infecta o mosquito e após um período de oito a doze dias de incubação, pode ser transmitido para outras pessoas. O mosquito permanece infectado por toda a vida (6 a 8 semanas).O período de incubação no homem varia de quatro a 10 dias, sendo em média de cinco a seis dias. Após este período surgem os sintomas da doença.

Veja cuidados simples que evitam a transmissão:

- Manter a casa limpa sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água;

- Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante  que tampe bem os recipientes;

- Usar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos;

- Uso de mosquiteiros em cima das camas para bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Sintomas:

- Febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias;

- Dor de cabeça, dores no corpo e articulações;

- Fraqueza;

- Dor atrás dos olhos;

- Manchas e coceira na pele;

- Náuseas e vômitos são comuns;

- A forma grave da doença inclui: dor abdominal intensa e hemorragia

Unidades de Hidratação em Uberlândia (Triângulo Mineiro):

UBSF Jardim Brasília

Rua Biot Santos, n° 100, bairro Jardim Brasília