Na data em que se comemora o Dia do Enfermeiro, 12/05, a Mobilização Social em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de MG (SES) esteve na Escola de Enfermagem de Minas – Enferminas – e promoveu um Seminário de Mobilização Social que incluiu palestra e oficina de teatro para os alunos do curso.

Crédito: Ana Rita Fernandes

Escolhido pelo Conselho Federal de Enfermagem e pela Associação Brasileira de Enfermagem, o tema de 2015 para o Brasil, “A enfermagem em defesa do SUS”, enfatiza a valorização do Sistema Único de Saúde para a população e norteia as comemorações da Semana Mundial de Enfermagem, que abrange o período de 12 a 20 de maio.

Joney Fonseca Vieira, coordenador estadual de mobilização social, na palestra que ministrou, buscou demonstrar aos futuros técnicos em enfermagem a importância da atuação de um profissional de saúde com olhar de mobilizador. “Vocês, que devem trabalhar diretamente com o usuário de um sistema de saúde, público ou privado, podem, por exemplo, transmitir a informação sobre a responsabilidade de cada cidadão na prevenção da dengue”, assegurou o palestrante.

Durante o evento, vários exemplos de ações de mobilização desenvolvidas pelo núcleo estadual foram apresentados, como o teatro temático e artesanato com inservíveis, os maiores vilões da proliferação de criadouros do Aedes aegypti, vetor da dengue.

Leonardo Duarte, funcionário da SES, farmacêutico e ator, realizou uma oficina de teatro com os alunos, revelando como é possível disseminar uma informação com maior intensidade se for usada uma linguagem mais simples e acessível, como a que é usada no teatro. “A partir do momento que o profissional de saúde conhece técnicas teatrais, passam a dominar melhor a comunicação com a sociedade e se tornam multiplicadores de mobilização”, garantiu.

Enferminas – parceira da Mobilização Social

A escola, fundada em Sabará em 2009, foi transferida para Belo Horizonte em 2012. Tem uma média de alunos que varia entre 400 a 500 alunos durantes os cursos, com duração de 24 a 30 meses. A formação é de curso técnico de nível médio profissionalizante.

Cintia Diniz, professora e coordenadora de estágios e extensão da Enferminas, acredita que a parceria com a mobilização social agrega aos alunos uma importante ferramenta de comunicação.

“A mobilização social em Saúde é uma forma de integração com as aulas teóricas trazendo aos alunos uma visão mais ampla de como se pode atuar na prevenção de saúde”, afirmou o diretor administrativo e financeiro, Breno Hamacek.

O diretor educacional, Ivanhoé Prado, explica que, independente de ter sido escolhido, o tema que valoriza o SUS já faz parte do currículo e está sempre em pauta no decorrer do curso. “Abordamos o papel do estado, o acesso do usuário às cirurgias, pré-natal, e os inúmeros procedimentos e assistências que a saúde pública no Brasil abrange por meio do SUS”, declarou.

Por Ana Rita Fernandes