No dia 09 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS) realizou um dia especial dedicado à saúde da população com o Dia D de Vacinação contra a Gripe e várias ações na Escola Municipal Rotary São Luiz, no bairro Cidade Industrial.  A vacinação contra a gripe acontece também em 18 Unidades de Saúde da cidade e em 26 Estratégias de Saúde da Família, além do Mercado Municipal e do Sesc.

Crédito: Bia Fabrícia

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 04/05 em todo o país e segue até o dia 22/05. O público alvo da campanha são os adultos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas ( mulheres com até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.  A meta é vacinar 80% desse público, em 2014, o estado alcançou 88,76% de cobertura.

Em Minas Gerais a intenção é que 4.853.321 mil pessoas sejam imunizadas contra a gripe, nos cerca de 5500 postos fixos e volantes espalhados pelo estado.  Este ano, o slogan da campanha publicitária que será veiculada no estado é: “Não deixe a gripe te pegar”.

Nos dia 23 e 24 de abril, profissionais das equipes de imunização dos 53 municípios que fazem parte  da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros  (SRS) foram capacitados para a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. De acordo com Josianne Dias Gusmão, Autoridade Sanitária Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador , na reunião ainda foram abordados a relevância da intensificação de higiene e prevenção, imunização dos técnicos e problemas específicos das regiões. “As equipes estão bem preparadas para lidar com a população e passar informações principalmente sobre a prevenção da Influenza. A população deve colaborar comparecendo aos postos de saúde com o cartão de vacinação e seguir os métodos de prevenção”.

Contraindicações

A vacina contra a influenza sazonal não deve ser administrada em: Pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

Cuidados para evitar o contágio

De acordo com a Coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde, Janaína Almeida, as infecções virais respiratórias agudas ocorrem com mais frequência nos meses do inverno e outono.

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Por Bia Fabrícia