Com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da gripe (influenza), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por intermédio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, tem mobilizado os municípios do Vale do Jequitinhonha para que possam imunizar o público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

Nessa primeira semana da campanha, que começou no dia 4 de maio, os municípios da Regional de Pedra Azul imunizaram 20.682 pessoas (29,95%), sendo 12.098 idosos (28,97%), 6.271 crianças de seis meses a menores de 5 anos (31,30%), 1.164 trabalhadores de saúde (28,92%), 949 gestantes (34,21%) e 200 puérperas (43,76%). A região não conta com população indígena, que também faz parte da campanha. A meta continua a mesma dos anos anteriores: vacinar 80% dos grupos prioritários.

Crédito: Fabiana Medeiros

O coordenador de imunização da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues, ressaltou que a Regional vem incentivando os municípios a realizarem a busca ativa da população alvo, com o objetivo de disponibilizar a vacina não só nos postos de vacinação, mas, também nos locais mais distantes e de difícil acesso, garantindo assim, que todo o público alvo possa ser imunizado. “A procura está sendo muito grande nos postos de saúde e em locais que foram montados estrategicamente. Um dos pontos positivos da campanha na nossa região foi que estamos tendo coberturas homogêneas nesta primeira semana, ou seja, idosos, gestantes, puérperas, crianças e trabalhadores de saúde estão sendo imunizados, com taxas de vacinação relativamente iguais”.

O dia D da campanha, que aconteceu no último sábado, dia 9 de maio, foi mais uma oportunidade que a população teve para comparecer a uma unidade de saúde para receber a dose da vacina. Segundo a coordenadora de Atenção Primária de Jacinto, Ana Carolina Nonato, o município vem realizando busca ativa e palestras educativas como forma de sensibilizar o público alvo para que compareçam aos postos de vacinação. “A vacina contra a influenza é o método mais seguro e eficaz no combate a gripe e o dia D é fundamental, pois podemos atingir um número maior do público alvo e assim prevenir a tempo antes da chegada do inverno”.

No município de Pedra Azul a primeira semana da campanha teve como foco as zonas rurais e a feira livre, que fica no centro da cidade e que é um local de maior circulação de pessoas. A enfermeira e coordenadora de imunização da policlínica de Pedra Azul, Fabiana Medeiros, destacou o êxito da estratégia utilizada. “Além da distribuição de volantes nas ruas e das orientações nas salas de espera, conseguimos vacinar as pessoas da zona rural que não havíamos conseguido imunizar no ano passado, porque trabalhavam durante a semana e não estavam em casa. Além disso, também estamos fazendo um trabalho específico de visita aos acamados, asilados e privados de liberdade, para que tenham assegurados seus direitos de receber a dose da vacina”.

Imunização nos municípios

No Vale do Jequitinhonha, os municípios com maior cobertura de vacinação são Rio do Prado (55,56%), Bandeira (48,41%), Felisburgo (47,49%), Itinga (39,36%), Palmópolis (37,22%), Rubim (37,07%), Pedra Azul (37,02%), Águas Vermelhas (36,23%), Mata Verde (36,11%), Comercinho (35,89%), Cachoeira de Pajeú (35,72%), Divisa Alegre (35,52%) e Itaobim (35,17%).

Em Divisópolis, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Medina, Salto da Divisa e Santo Antônio do Jacinto mais de 20% do público alvo recebeu a dose da vacina. A região ainda conta com os municípios de Almenara, Monte Formoso, Ponto dos Volantes e Santa Maria do Salto.

Por Allan Campos