A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, realizou na última quinta-feira (30/04), no auditório Dr. Gilberto Campos de Oliveira, em Pedra Azul, uma capacitação que teve como objetivo preparar os enfermeiros e técnicos de enfermagem dos 25 municípios da região Nordeste de Minas para a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será realizada no período de 4 a 22 de maio.

O Coordenador de Imunização da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues, informou que todas as vacinas já foram distribuídas para os municípios e que a partir do dia 4 de maio as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha já poderão ir à uma unidade de saúde para receber a dose da vacina. “A vacinação contra influenza em nossa região, mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. O empenho de todos os profissionais da saúde tem contribuído na redução da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas, tais como doença cardiovascular, acidente vascular cerebral, doenças renais, diabetes, pneumonias, doença pulmonar obstrutiva crônica; dentre outras”, explicou.

Crédito: Allan Campos

Na Regional de Pedra Azul, composta por 25 municípios, 78.366 pessoas deverão ser vacinadas durante a campanha, sendo 20.035 crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, 4.025 trabalhadores de saúde, 2.774 gestantes, 457 puérperas (até 45 dias após o parto), 41.759 idosos (60 anos ou mais) e 9.316 pessoas com pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. O público alvo da campanha também conta com pessoas privadas de liberdade e população indígena.

A vacina

A vacina protege a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  Desde o ano de 2009, a GRS Pedra Azul vem conseguindo cumprir a meta de vacinação da Influenza. Em 2015, a meta é imunizar 80% do público alvo.

A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto. “Não devemos esquecer que diversos estudos publicados comprovaram que a vacinação da gestante propicia benefícios à mãe e ao recém-nascido, reduzindo substancialmente a morbidade e risco de hospitalização em bebês de mães vacinadas durante a gestação nos primeiros seis meses de vida”, disse Davidson Rodrigues.

Transmissão

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Alguns cuidados simples podem reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus, como cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas. Deve-se evitar locais fechados, lavar sempre as mãos com água e sabão, manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente no lixo os lenços de papel.

Por Allan Campos